Abrindo novas frentes de comunicação, o Hotelier News entra oficialmente no universo dos podcasts. Conforme anunciado na semana passada, o Hotel Trends está no ar com seu primeiro episódio mensal, disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Soundcloud. A gravação também pode ser acessada pelo canal do site no YouTube.

No programa, Vinicius Medeiros, editor-chefe do portal de notícias, e Pedro Cypriano, managing partner da HotelInvest, debatem tendências para o setor hoteleiro no Brasil. Para enriquecer ainda mais a discussão, o Hotel Trends tem como convidado Roland Bonadona, ex-CEO da Accor e fundador da Bonadona Consulting.

No centro do bate-papo estão pontos como as mudanças no segmento pós-pandemia; ambiente competitivo e novos players; recuperação hoteleira; estratégias de expansão em tempos de crise; inteligência de mercado e muito mais.

Hotel Trends: highlights

Um dos pontos altos do programa foi o debate sobre uma possível consolidação do mercado hoteleiro, bola cantada por Sébastien Bazin em função da pandemia, mas em escala global. Agora, e no Brasil? Veremos esse movimento por aqui? E de que forma?

“Vejo movimentados menores. Não há grandes empresas hoteleiras brasileiras e, ao mesmo tempo, não existem também grandes proprietários de hotéis. Na Europa, por exemplo, a AccorInvest dispõe de € 10 bilhões em caixa para poder fazer essa consolidação. Quem tem essa grana no Brasil, do lado patrimonial? Ninguém”, opina Bonadona, que complementa.

“Então, acredito que vai provavelmente acontecer, mas em escala menor, com pequenos grupos. Há ainda outro fator importante: as pequenas operadoras no Brasil nasceram muito do fenômeno condo-hotel, empreendimentos que precisavam de um operador. Essas empresas se constituíram, cresceram e começaram a disputar o mercado entre elas, fragilizando os contratos de administração firmados. Com isso, temos aqui contratos muito lights, pouco blindados e que, quando se deseja vender a empresa, acabam não muito valorizados”, completa.

Na sequência, Cypriano fez uma ponderação relevante sobre o modelo de negócio da hotelaria, que necessita de escala para se solidificar e ser mais rentável. “No final das contas, escala é importante, principalmente em momentos como o atual, de margens apertadas. Para ganhar escala, há alguns caminhos, como desenvolver novos hotéis, convertê-los ou ocorrer aquisições e fusões”, explicou.

“A última opção pode até acontecer, como você pontuou Bonadona, mas em escala menor e para alguns grupos. Em temos de desenvolvimento, temos 147 propriedades mapeadas no mercado brasileiro em nosso estudo feito em parceria com o FOHB, volume baixo se comparado a momentos mais aquecidos na história do setor. Dessa forma, se não consegue desenvolver na mesma velocidade do que no passado e se esses movimentos de fusão e aquisição são restritos, o que sobra para a hotelaria para expandir e ganhar escala?”, questionou.

“Conversões, mas são conversões complexas também”, respondeu Bonadona. “Digo isso porque conversões envolvem condo-hoteís ou hotéis independentes. É um caminho para a consolidação, mas certamente mais lento. Existem muitas redes pequenas no país e, para consolidá-los, adiciona-se três hotéis ao portfólio, em vez de 300 em uma transação maior como temos no exterior. Então, vai demorar mais”, finaliza.

O episódio completo do Hotel Trends pode ser visto abaixo. Para ouvi-lo, acesse https://spoti.fi/3CiOnvl (Spotify) ou https://bit.ly/3fxmBS9 (Soundcloud).

(*) Crédito da capa: imagens moizon/Pixabay