O momento mais difícil está ficando para trás, mas isso não significa que a hotelaria não tenha ainda desafios complexos à frente. E um deles, com certeza, refere-se à correção dos preços diante da alta de custos no setor. Para debater as perspectivas do mercado e os obstáculos para acelerar sua retomada que Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (HotelInvest) se reuniram mais uma vez para gravar o Hotel Trends.

Depois do bate-papo com Celso Valle, do Palácio Tangará, sobre o bom momento da hotelaria de luxo, a dupla decidiu concentrar esforços no tema Diária é o caminho neste mês de novembro. “O Pedro vem participando de muitos eventos sobre o tema em todo país e tem bastante conteúdo e dados sobre a questão para apresentar. Então, mesmo sem um convidado neste episódio, acredito que levamos muita informação relevante ao público”, pondera Medeiros.

Entre outros assuntos, que também se relacionam com a retomada do setor e a recuperação dos preços, a dupla fala neste episódio sobre competição da hotelaria tradicional com short-term rentals, distribuição de dividendos, orçamentos para 2022 e possíveis ameaças macroeconômicas para o ano que vem, além de desenvolvimento de novos projetos hoteleiros.

Neste momento, por exemplo, Cypriano vê com animação o fato da ocupação estar acelerando em todo o país. São Paulo, por exemplo, está superando em alguns dias úteis da semana a barreira dos 50%. Por isso, o executivo reforça que o tema do episódio quatro do Hotel Trends é mesmo o próximo passo para a recuperação do setor. “A diária é o caminho, não tenho dúvidas”, reforça o sócio da HotelInvest.

Ao longo do programa, sempre instigado por Medeiros, Cypriano vai demonstrando o porquê do aumento dos preços ser tão relevante agora, e não daqui a alguns meses, a despeito da demanda ainda não ter voltado aos patamares pré-pandemia em alguns segmentos, como eventos e corporativo. Mais ainda ele fez ponderações importantes – já abordadas pelo Hotelier News em outras oportunidades – sobre como iniciar esse importante movimento.

“Temos que esquecer o paradigma de recuperação por percentual sobre a base do ano anterior. Hoje, aumentos de 20% frente a 2020 representam uma recuperação que muitas vezes não chega a 50% da queda que tivemos” ressalta Cypriano, que acrescenta: “Além da base ser muito modesta, precisamos dar saltos inclusive para equilibrarmos as contas em um cenário de inflação galopante e ainda de ociosidade no setor. Por isso, recomendo que o hoteleiro passe a discutir o potencial de aumentos de R$ 30 ou R$ 50 nas tarifas”, exemplifica.

Onde ver e ouvir?

O novo episódio do podcast pode ser acessado em diferentes plataformas.

Spotify: https://spoti.fi/2ZNLL9Y
Apple: https://apple.co/2ZPUZCU

Para quem deseja ver o bate-papo entre Vinicius Medeiros e Pedro Cypriano no Hotel Trends deste mês, segue o vídeo abaixo:

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

(*) Crédito da foto: Hotelier News