No início de 2023, Marcelo Bicudo fez uma nova aposta na hotelaria. Com o lançamento da TravelCash, o empreendedor manteve o propósito da Allpoints de oferecer as melhores margens para os hotéis. Convidado do Hotel Trends deste mês, o executivo aborda temas como as vantagens do cashback, fidelização, cultura da venda direta, benchmarking, entre outros pontos.

Sabatinado por Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, e Pedro Cypriano, managing director da Noctua Advisory, Bicudo analisou a falta de maturidade do setor hoteleiro perante a eficiência de fidelização e dependência de terceirizados para vender. “O hábito de consumo pelas OTAs é enorme. Alguns hotéis têm 40% de suas reservas oriundas de terceirizados. Isso mostra ineficiência para converter esse cliente para o canal direto, pois trata-se de um hóspede que já viu valor no produto”.

A superioridade das agências de viagem online, de acordo com o executivo, vem da entrega de valor básico. “São empresas que possuem os melhores programas de fidelidade. O cliente não vê motivo para assinar outros. Nesse ponto, os hotéis precisam abrir a cabeça e cobrar valor de maneira inteligente e sustentável”.

Com o cashback como uma de suas maiores vantagens, a TravelCash busca fomentar a cultura do benefício na hotelaria. “O varejo começou a explorar esse conceito, assim como os bancos. Esse fomento do cashback, até mesmo para hotéis que atuam em regiões que não possuem essa cultura, deveriam usar o termo em português e mostrar que dinheiro de volta é benefício”, enfatiza Bicudo.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends com Marcelo Bicudo está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://bit.ly/42X4o87

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News