A grande imprevisibilidade dos últimos dois anos aparentemente vai ficando para trás. Os eventos voltaram, o corporativo dá sinais de reação mais concretos, mas trabalhamos em um setor altamente sensível às variações econômicas. Com a inflação ainda em dois dígitos e a guerra na Ucrânia impactando os preços das passagens aéreas, os desafios estão sempre rondando a hotelaria. Ainda assim, dá para falar de futuro com um pouco mais de certeza e, por isso, o Hotel Trends trouxe um convidado que consegue apontar caminhos para o que está por vir.

Para o 9º episódio do podcast produzido pelo Hotelier News, Vinicius Medeiros e Pedro Cypriano receberam Ricardo Souza para um bate-papo sobre RM (Revenue Management), data intelligence e precificação. Gerente de Desenvolvimento de Negócios da OTA Insight para América Latina, Souza também abordou a recuperação da hotelaria em praças chaves no país. Sim, o setor acelera a retomada, especialmente no lazer, mas será que esse ritmo prossegue nos próximos meses com a volatilidade atual na economia? Como está a demanda futura? E o preço? A hotelaria vem repondo a inflação?

“Quando falamos de demanda e preço, há uma discussão interessante. Na nossa visão, há um descasamento entre como essa procura e as tarifas se recuperaram ao longo do tempo, quando comparado a 2019”, explica Souza. “Em vários mercados, vemos nos meses futuros uma demanda a níveis maiores do que em 2019, em alguns momentos pontuais até muito mais alta, mas com preços em linha ou até mesmo ligeiramente abaixo do que vimos na pré-pandemia”, completa.

Neste contexto, avaliam os três especialistas, esse desequilíbrio gera uma reflexão importante na hotelaria como um todo. “Se a procura está tão grande assim, por que o setor tem tanta dificuldade em transferir para os preços esse aumento de demanda observado em várias praças”, questionou Cypriano ao convidado. “Essa é uma excelente pergunta e, se soubesse como respondê-la, acho que não estaria vendendo soluções tecnológicas”, brincou Souza antes de opinar.

“A hotelaria é um mercado em que as decisões são feitas por humanos. Há muitas ferramentas de apoio disponíveis, mas no fim da linha há um viés psicológico na tomada de decisão”, avalia. “Então, depois de tudo que passamos em função da pandemia, acho que existe um fator psicológico que afeta a confiança, mesmo quando claramente há momentos nos quais as lideranças saibam que existe alta demanda”, completa.

Onde ver e ouvir?

Os três especialistas também debateram vários outros temas ao longo do novo episódio do Hotel Trends. Estratégia de precificação, escolha de canais, papel das lideranças… Bem, todo esse conteúdo por ser acessado em diferentes plataformas:

Spotify: https://spoti.fi/3svuaPF
Apple Podcast: https://apple.co/3w67Pui

Para quem deseja assistir ao bate-papo completo que Vinicius Medeiros Pedro Cypriano tiveram com Ricardo Souza, clique no vídeo abaixo:

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

(*) Crédito da foto: Hotelier News