Localizado em Conservatória (RJ), o Hotel Fazenda Vilarejo completou 40 anos em 2022 e deu um passo importante em sua agenda sustentável. Ainda neste ano, 80% da energia consumida no empreendimento será solar. Com investimento de R$ 2 milhões, o hotel instalou, em parceria com a Campos Energia, mil placas fotovoltaicas em sua sede.

Isso equivale a evitar o corte de 24 árvores por mês e quase cinco toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Ao longo de 25 anos – estimativa de garantia dos módulos – serão 7,2 mil árvores poupadas e mais de 1,7 mil toneladas de CO2 fora da atmosfera.

De acordo com Monique Mello, diretora do Grupo Vilarejo, o pilar da sustentabilidade é um compromisso da direção com os novos tempos. Além do uso da energia solar, o hotel também está promovendo outras iniciativas, como parcerias público-privadas visando o saneamento dos bairros do entorno.

“Pensar verde é investir cuidando do meio ambiente. Estamos em uma região rica em biodiversidade. Para nós, que trabalhamos com foco em hotelaria rural, é um dever a preservação ambiental”, destaca.

Energia solar: benefícios

A energia solar é considerada limpa e renovável, causando zero impacto ambiental e colaborando com a preservação de áreas verdes. Por meio de painéis solares instalados geralmente nos telhados das casas e prédios, a luz do sol é captada e gera energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Fazenda Vilarejo