Demorou pouco a indefinição sobre quem comandará o Belmond Hotel das Cataratas. Após a saída de Andrea Emmerling, o icônico empreendimento de Foz do Iguaçu (PR) continuará com uma mulher no comando. Trata-se de Renata Portes, que possui uma longa carreira na rede de origem britânica, onde começou como estagiária no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, em 2005.

Hotel das Cataratas - Renata_Portes

Renata vai assumir o hotel de Foz do Iguaçu

Procurada, a assessoria da Belmond não confirmou a informação em um primeiro momento, passando um comunico após a publicação dessa reportagem. No entanto, fontes ouvidas pelo Hotelier News não só garantem a indicação, como dizem que Renata já vinha sendo preparada para a função. Atualmente, ela é Executive Assistant Manager in charge of Rooms do Belmond Copacabana Palace, reportando diretamente para Ulisses Marreiros. Ela foi promovida para este cargo em maio deste ano.

Primeira mulher à frente do Hotel das Cataratas, Andrea foi anunciada como substituta de Eduardo Bressane no início de 2020, pouco antes da eclosão da pandemia. Durante sua gestão, a propriedade manteve o posto de único hotel sul-americano a receber cinco estrelas no Forbes Travel Guide (avaliação máxima da publicação). O feito foi obtido por três anos seguidos, com uma nota 92,55 em 2022.

Trajetória profissional

Graduada em Hotelaria pela Universidade Estácio de Sá, Renata trilhou praticamente toda sua carreira no grupo Belmond. Após o período como estagiária no Copacabana Palace, quando passou pelas áreas de Governança e Gastronomia, foi efetivada como Spa Guest Relations em 2007. Ao longo de quase 11 anos no hotel, assumiu outras funções, como coordenadora de Eventos e Banquetes e supervisora de Front Office, até se promovida a Guest Relations & Guest Services Manager, em 2015.

Em novembro de 2016, Renata aceitou o desafio de trabalhar fora do país, assumindo como Guest Experience Manager de uma das unidades da Four Seasons Hotels and Resorts nas Ilhas Maldivas. Após essa experiência, retornou ao Belmond Copacabana Palace em 2018, desta vez como Rooms Division Manager. Além da graduação, ela possui um curso de Introduction to Hotel Revenue na Cornell University.

Para o novo desafio, Renata espera muito aprendizado e troca com a equipe local, além do desejo de investir em experiências que reforcem o maior atributo do hotel: a natureza.

“Pretendo investir ao máximo nas experiências ligadas ao meio ambiente, o hotel está localizado em um dos lugares mais privilegiados do mundo e temos que desfrutar ao máximo disso, contribuindo com a comunidade local e com a preservação da região”, afirma executiva.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Belmond Hotel das Cataratas

(**) Crédito da foto: reprodução de redes sociais

* Reportagem atualizada às 13h01, de 22/12/22