Neste momento em que a hotelaria retoma seu ritmo normal, após dois anos de crise, muitas redes estão adotando diferentes estratégias para elevar a experiência dos hóspedes e aumentar seus indicadores. A Hotel 10, por exemplo, aposta no retrofit de suas propriedades de Curitiba, Joinville e Itajaí (SC), com o intuito de modernizar sua estrutura e acomodações.

“Na nossa concepção, os hotéis precisam estar em constante renovação. Entendemos que o hóspede está sempre à procura de um produto atualizado. Imaginávamos que teríamos essa demanda forte na retomada e por isso resolvemos fazer investimentos no design e na reforma de nossas UHs”, afirma Bruno Linzmeyer, CEO da Hotel 10, em entrevista ao Hotelier News.

Hotel 10 - Bruno_Linzmeyer

Linzmeyer: produtos atualizados elevam experiência

O executivo destaca que a reforma dos apartamentos teve investimento da ordem de R$ 1,2 milhão. Para o projeto, a rede contratou um escritório catarinense de arquitetura, o EA Studio. “Nós sempre tivemos a preocupação de construir um fundo de reserva para realizar essas obras. Assim, 5% do faturamento mensal da rede são destinados a essa finalidade. É vantajoso porque o investidor não precisa desembolsar recursos e vai ver seu produto sempre renovado”, explica Linzmeyer.

Além disso, o CEO da rede destaca que o diferencial do retrofit é focado principalmente em funcionalidade. “Essa atualização do design e estrutura reflete uma demanda muito forte por parte dos hóspedes, que têm buscado isso, ambientes cada vez mais funcionais para garantir uma boa estada”, completa.

Com o retrofit, os apartamentos receberão mobiliário e revestimentos novos. “O hotel de Curitiba já tem 16 anos de atuação, o de Itajaí tem 14 e o de Joinville, 13. Todos passam por reformas periódicas, sempre alinhadas às novas necessidades dos hóspedes”, pontua Linzmeyer, ressaltando que as áreas comuns dos hotéis também devem ser renovadas, com previsão de início das obras para o ano que vem.

Balanço e perspectivas

Ainda de acordo com o executivo, a rede vive momento bastante positivo, com os indicadores ficando 10% acima do período pré-pandemia. “Nossa ocupação média no primeiro semestre foi de 65%. Com isso, temos galgado melhores diárias médias para cobrir o aumento dos custos operacionais”, acrescenta.

Linzmeyer diz que, para o segundo semestre, a expectativa é de que a ocupação fique entre 72% e 75%, devido principalmente ao crescimento da demanda de eventos. “No período, irão acontecer diversas feiras, que atraem muitos turistas. Apesar de sermos voltados basicamente para eventos, também temos conseguido atrair famílias que visitam as cidades a passeio, o que agrega bastante em nossos números”, explica.

No atual share de faturamento da rede, 80% da receita corresponde à demanda de eventos, e 20% de lazer.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel 10