A Hilton anunciou hoje (14) um acordo com a AJ Capitals (Adventurous Journeys Capital Partners) para adquirir a Graduate Hotels. A gigante norte-americana pagará US$ 210 milhões para ser a detentora de todos os direitos da marca em todo o mundo, celebrar contratos de franquia para todos os hotéis Graduate existentes e em construção, e tornar-se responsável pelo desenvolvimento futuro e crescimento da companhia.

A AJ Capital permanecerá como proprietária dos mais de 35 hotéis Graduate em operação e em construção, e todos serão operados sob contratos de franquia de longo prazo com a Hilton. A transação está prevista para ser concluída no segundo trimestre, sujeita às condições habituais de fechamento. A Hilton espera que a contribuição de taxas para o primeiro ano completo de propriedade seja de aproximadamente US$16 milhões.

“A adição dos hotéis Graduate ao nosso portfólio de marcas premiadas acelera nossa expansão no espaço lifestyle ao combinar uma marca já muito querida com o poder do robusto motor comercial da Hilton para impulsionar o crescimento”, afirma Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton.

“Sempre tivemos um alto padrão para adicionar marcas ao nosso portfólio, seja de forma orgânica ou por aquisição, e a Graduate será mais um impulsionador de crescimento para nós, apresentando uma oportunidade única de atender a mais hóspedes em destinos mais procurados. Com milhares de faculdades e universidades ao redor do mundo, acreditamos que o mercado endereçável para a marca Graduate seja de 400 a 500 hotéis globalmente”, complementa o executivo.

A transação

A adição dos hotéis Graduate ao portfólio global da Hilton oferecerá a milhões de viajantes acesso a um novo conceito de hospitalidade em cidades universitárias. Cada unidade da marcafoi projetada para refletir o caráter de sua universidade local. Desde sua fundação em 2014, a bandeira cresceu para abranger os Estados Unidos e o Reino Unido, incluindo locais em Ann Arbor, Michigan; Knoxville, Tennessee; Palo Alto, Califórnia; State College, Pensilvânia; e Oxford e Cambridge, Reino Unido, com novos hotéis sendo inaugurados em breve em Austin e Dallas, Texas; Auburn, Alabama; e Princeton, New Jersey.

“Estamos orgulhosos de embarcar neste novo capítulo para os hotéis Graduate com a Hilton, o parceiro ideal para conduzir o crescimento contínuo da marca,” diz Ben Weprin, fundador dos hotéis Graduate e CEO da AJ Capital. “Tanto a Hilton, quanto os hotéis Graduate estão comprometidos em oferecer experiências excepcionais e impactar positivamente as comunidades. Nossos valores compartilhados e colaboração próxima garantirão uma transição suave, mantendo a identidade única da marca Graduate Hotels intacta”.

A marca Graduate será incorporada ao portfólio lifestyle de rápido crescimento da Hilton para atender à crescente demanda dos viajantes por experiências de viagem localizadas. O Relatório de Tendências da Hilton para 2024 identificou que quase um quarto dos viajantes globais estão planejando viagens para concertos, eventos esportivos e outras experiências locais únicas este ano, muitas das quais acontecem em mercados secundários ancorados por universidades.

Os hotéis Graduate estarão disponíveis para reserva nos canais da Hilton ainda este ano e participarão do Hilton Honors, programa de fidelidade para hóspedes da empresa, que engloba mais de 7,5 mil propriedades em todo o mundo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton