Uma das obras de Lu Paternostro, intitulada Geração Orelha
(imagem: divulgação/Original 123)

O Espaço Elvira Tul Viana, no Higienópolis Hotel, em São Paulo, sedia a partir desta sexta-feira (27), a mostra Mundos Intrincados, composta por 19 obras da artista e designer paulistana Lu Paternostro.

A exposição brinda o público com uma arte divertida, curiosa e cheia de mundos que se enredam e se desenham, em inúmeros personagens. A maioria das obras é feita em preto e branco, e elas são carregadas de texturas, que formam grandes desenhos, compostos de inúmeros traços, com os quais a artista busca suscitar a curiosidade do observador e envolvê-lo em situações caóticas, inquietantes e perturbadoras.

“De longe, observa-se uma forma abstrata. De perto, pode-se ver que é cheia de figurinhas que se inter-relacionam, com seus mundos interligados, enredadas umas nas outras”, explica a artista. “São mundos de enredos variados que acontecem no ato de desenhar. Não são nada planejados, eles acontecem. Uma microforma suscita outra. Como as ideias vão acontecendo, os personagens vão se sugerindo”, completa Lu.

Tudo começou em 1984, quando a artista resolveu fazer um grande desenho cheio de figurinhas soltas, feitas conforme vinham à sua cabeça. Como o desenho não acabava nunca, ela começou a inserir cenas de situações que aconteciam no seu dia a dia. O resultado final ficou curioso e divertido. A partir daí não parou mais, explorando todas as suas possibilidades em arte, design e multimeios.

“As histórias desenhadas são inspiradas no dia a dia. São, muitas vezes, alegres e cômicas. Em outras, angustiantes ou perturbadoras. São as vidas dos seres urbanos, das cidades cheias de gente indo, vindo, falando, pensando”, acrescenta Lu.

A mostra Mundos Intrincados fica no Espaço Elvira Tul Viana até 30 de março de 2016 e a visitação pode ser feita de segunda a domingo, das 8h às 22h.

Serviço
higienopolishotel.com.br
lupaternostro.com