De Olinda, Pernambuco*

Superando as expectativas dos 11 mil visitantes – marca registrada na edição de 2019 – a HFN (Hotel & Food Nordeste) alcançou a marca de 18 mil pessoas circulando por seus estandes entre os dias 3 e 5 de novembro. O número representa crescimento de público de 64% comparado à última edição.

Com a participação de mais de 400 marcas em mais de 250 estandes, a composição da HFN e Super Mix, evento voltado ao segmento de varejo, foi um dos catalisadores de público este ano. No total, a organização projeta um impacto de R$ 350 milhões em negócios fechados ou em negociação.

O evento marcou o retorno do segmento Mice no turismo, comércio, gastronomia e serviços no Nordeste. A feira também chega após as recuperações no Centro de Convenções de Pernambuco, um pleito antigo do setor.

Segundo Tatiana Menezes, diretora da Insight Feiras e Eventos, o principal desafio deste ano foi fazer os expositores acreditarem que era possível retomar as atividades com a mesma qualidade de antes. “As pessoas querem olhar olho no olho, fazer negócios e sair do online. Muitas pessoas foram demitidas na pandemia e precisavam aprender coisas novas, ter oportunidades”, afirma. “Não esperávamos esses números nem nas nossas melhores expectativas”, acrescenta.

HFN: mudanças

A feira, que é setorizada, deve ganhar novas proporções em 2022. De 18 mil metros quadrados, a HFN passará a ocupar 21 mil metros quadrados. E não é só no tamanho que o evento sofrerá mudanças em sua quarta edição – a feira passará de novembro para outubro, como forma de melhor atender aos expositores e fornecedores da hotelaria.

“A hotelaria tem dificuldades em novembro, pois é um mês muito próximo a alta temporada e os fornecedores estão ocupados com as demandas de verão, principalmente no Nordeste, região mais procurada no fim de ano”, explica Tatiana. “Vamos mudar para facilitar para essas empresas”.

Com a planta de 2022 pronta, a Insight comemora a satisfação dos expositores deste ano com grandes expectativas para o ano que vem. “Os clientes estão elogiando muito a parceria com a Super Mix, que é um segmento que abastece hotéis, bares e restaurantes. Foi uma ideia de sucesso e já estamos comercializando para vender 100% em 2022”, diz Carol Baía, também diretora do evento.

A parceria com o Hotelier News para o desenvolvimento da Ilha da Tecnologia e FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste) já está confirmada para a próxima edição, marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de outubro.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News