De Olinda, Pernambuco*

Marcando o retorno dos eventos de hospitalidade em Pernambuco, a HFN (Hotel & Food Nordeste) abre oficialmente as atividades de sua terceira edição. Aguardando receber cerca de 11 mil visitantes durante os três dias de feira no Centro de Convenções do estado, em Olinda, mais de 400 marcas expositoras e mais de 10 atrações com capacitações serão desenvolvidas até o dia 5 de novembro.

Com o apoio de entidades como o Senac, Sesc e CNC (Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo), a Insight Feiras e Eventos, promotora do evento, deu as boas-vindas aos participantes no início da noite de hoje (3). Ao ritmo do repente, improviso cantado nordestino, Tatiana Menezes, Carol Baía e Rodrigo da Fonte, diretores da empresa, abriram o evento que abriu as portas também para a Super Mix, feira de negócios do segmento de varejo do Norte e Nordeste.

“É com muita satisfação que estamos aqui mais uma vez, para a terceira edição da HFN. Agora, com a Super Mix debutando em sua 15ª edição. Fazendo as feiras simultâneas, conseguimos entregar um grande evento. Queremos agradecer aos expositores que acreditaram em nós mesmo após o que vivemos nos últimos dois anos”, disse Carol.

Em sua fala, Tatiana destacou a importância do retorno do setor para toda a cadeia produtiva envolvida. “Nós estamos de volta. Esse é um sentimento que podemos ver em cada expositor, visitante e neste pavilhão cheio”, disse a diretora. “Conseguimos manter nossa equipe e ninguém foi demitido, muito pelo contrário, contratamos mais pessoas e hoje é um dia de agradecimento”, acrescenta.

“Estamos nesse mercado há quase 20 anos, fazendo feiras e eventos de negócios. Nos preocupamos com a qualidade da entrega e estamos muito felizes de ter realizado o sonho de manter a empresa viva. Tenho certeza que 2022 será muito melhor do que 2021 para todos nós”, salientou Da Fonte.

Compondo o time de convidados no palco estavam Eduardo Cavalcanti, presidente da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco); André Araújo, presidente da Abrasel-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco); José Luiz Torres, presidente da Aspa (Associação de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco); João Alves Cavalcante, presidente da Apes (Associação Pernambucana de Supermercados); Antônio Neves, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco); Simão Teixeira, presidente do Recife CVB (Convention & Visitors Bureau); Roberta Correia, presidente do Sebrae-PE; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação); Cacau de Paula, secretária de Turismo de Recife; Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco; Roberto Abreu, presidente da Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco); Gustavo Veiga, secretário de Turismo de Ipojuca; Márcio Botelho, vice-prefeito de Olinda; Lupércio Nascimento, prefeito de Olinda; e Isabella de Roldão, prefeita de Recife.

HFN - eduardo cavalcanti

Cavalcanti falou pela hotelaria do estado

HFN: impactos no setor

Representando a hotelaria pernambucana, Cavalcanti agradeceu a presença de todos e enalteceu a equipe promotora da feira. “Essa mistura movimenta e gostaria de agradecer a equipe que não deixou de fazer nada do que poderia ser feito”, comentou o presidente da ABIH-PE.

Sampaio enalteceu o estado nordestino como um case de sucesso na retomada das atividades econômicas. “Pernambuco é um exemplo de recuperação das atividades comerciais. Feiras como esta representam o renascimento do comércio e do turismo no Brasil”.

O secretário de Turismo de Pernambuco relembrou alguns episódios desafiadores para o destino, como o vazamento de óleo nas praias do estado em 2019, mas deixou sua mensagem de otimismo para o trade. “Passamos um ano e meio sem realizar feiras como esta e ficamos felizes em ver esse pavilhão com tanta gente, respeitando os protocolos, mas com as atividades voltando. Isso significa que Recife segue firme em sua vocação para o turismo de negócios”.

Por fim, a prefeita Isabella ressaltou que a capital do estado está pronta para receber visitantes e destacou a importância da vacinação no processo de retomada. “Quando coloquei os pés aqui em meu coração só veio esperança. Isso é a representação viva da união das pessoas e o registro que Recife vive, ferve”, comemorou. “Com a vacina. Vamos seguir adiante e estamos preparados para recebê-los”.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Recife a convite da HFN

(**) Crédito das fotos:m Peter Kutuchian/Hotelier News