No dia 17 de agosto, o governo do estado de São Paulo anunciou o retorno de eventos sociais, museus e feiras corporativas. E, desde a liberação, a demanda para promoção de eventos presenciais vem crescendo em bases regulares na capital paulista. Um dos principais players do segmento, o Grupo R1 Audiovisual é um bom termômetro desse movimento. Em agosto, por exemplo, a empresa viu a demanda subir 60% frente ao mês anterior.

“Obviamente, se comparado a maio e junho, quando concentrávamos nossa atuação em eventos híbridos e online, esse percentual de crescimento é ainda maior”, acrescenta Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1 Audiovisual. Mais do que um aumento na demanda em geral, o executivo ressalta ainda a boa procura por encontros presenciais.

“Os números são positivos e mostram a total relação entre esse início de retomada com o ritmo de vacinação e a segurança que os protocolos implantados tem passado para o público”, pontua Cecere. “Ainda assim, a demanda por eventos presenciais ainda está distante do que tínhamos em 2019, cerca de 30%”, completa.

Perspectiva

No último mês, entidades importantes do segmento divulgaram uma carta aberta aonde relembravam os momentos difíceis vividos pelo setor de eventos e a importância da união e luta para a retomada segura. Em trecho da carta assinada por entidades como Abeoc Brasil, Abrace e Ubrafe, entre outras, foi defendida a ideia de que o retorno certamente se daria em bases seguras, afinal os protocolos do setor são bem estruturados.

O otimismo para uma recuperação permanece entre organizadores e fornecedores – e o Grupo R1 Audiovisual está entre esses players que acreditam na recuperação do mercado de eventos. O ramo representa 12,93% do PIB nacional e movimenta mais de R$936 bilhões anualmente, de acordo com o último levantamento feito pela Abeoc.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo R1 Audiovisual