Há mais de um ano do fim das atividades do Maksoud Plaza, em dezembro de 2021, o Grupo Maksoud anuncia seu retorno ao setor hoteleiro. E não, o icônico empreendimento paulistano não vai reabrir as portas. A empresa busca reviver a marca da família por meio de novos serviços após o processo de recuperação judicial e pagamentos de dívidas oriundas de outras companhias do conglomerado, mas que não estavam ligadas às operações hoteleiras.

Com o fechamento do hotel, o Grupo Maksoud se reestruturou internamente para trazer novas opções de serviços ao mercado. Sabendo do peso da marca, a empresa passou a atuar com consultoria em gestão hoteleira, já operando com três empreendimentos em sua carteira de clientes: dois hotéis em São Paulo e um resort em Muro Alto (PE).

Além disso, o Grupo já está participando de dois processos concorrenciais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Se a empresa for a vencedora, os hotéis voltarão a usar a marca licenciada Maksoud, com a possibilidade de administração dos empreendimentos.

Outra negociação envolve o uso da marca Maksoud, além da operação de um hotel boutique e de um hotel resort em Itu, no interior paulista.

“Já atraíamos estes interessados em nossa marca e know-how hoteleiro antes mesmo de fazermos o lançamento oficial da nova empresa, o que acontece apenas agora. Isso mostra a força da nossa marca e a nossa credibilidade neste mercado”, diz Henry Maksoud, CEO do Grupo.

Fora do Brasil, o Grupo Maksoud participa de um projeto hoteleiro em Miami, em parceria com uma empresa norte-americana que já possui 15 propriedades nos EUA. Além do licenciamento de marca, a companhia brasileira ainda pode se tornar sócia do empreendimento, desde que consiga atrair investidores dentro de um percentual do orçamento previsto para a unidade.

A volta do Frank Bar

O tradicional bar do antigo Maksoud Plaza também deve retornar ao mercado. O Frank Bar, que já ocupou a lista dos melhores bares do mundo no 50 Best Bars, será reaberto em outro endereço. Em junho, o espaço será inaugurado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, fazendo a estreia da marca no sistema de franquia.

O parceiro é o Grupo PHD, responsável por restaurantes como Antonella Malson, Pippo Limone, Aragon Espírito Ibérico e o Tetto Rooftop, além da casa noturna Disco.

“Com a marca e o serviço consagrados do Frank, queremos unir uma experiência clássica e contemporânea ao mesmo tempo. O Grupo PHD, assim, traz elementos de alta coquetelaria à nossa excelência em gastronomia, entretenimento e eventos”, diz Marco Bordon, CEO do Grupo PHD. “E a nossa parceria com o Grupo Maksoud não para por aí. Queremos levar a marca e o know-how do Frank para outras cidades e hotéis de luxo pelo Brasil”, completa o executivo.

“Acreditamos que as perspectivas são muito positivas para o Maksoud nesta sua nova fase. Os setores hoteleiro e de turismo retomaram com ímpeto as suas atividades após o período mais crítico da pandemia”, salienta Maksoud Neto.

As marcas Maksoud e Frank Bar têm aprovação por parte de clientes. Pesquisa realizada há pouco mais de um ano, com o Maksoud Plaza ainda em operação, no final de 2021, e respondida por 1.452 clientes e ex-clientes, mostrou que 90% deles consideravam a reputação da marca ótima ou boa.

A mesma pesquisa mostrou que os entrevistados consideravam que a marca Maksoud agregaria alto valor para outros hotéis em geral que a licenciassem (72%) ou em empreendimentos de lazer e descanso, como resorts e hotéis fazenda (68%).

(*) Crédito da capa: Reprodução/LinkedIn