Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes encerrada há pouco, o governo Doria, com o governador João Doria (PSDB) e sua equipe, deu indícios que as restrições atuais da Fase Emergencial serão mantidas no estado de São Paulo. A oficialização, segundo Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, deve ocorrer na sexta-feira (9).

O balizamento para manter restrições da Fase Emergencial, de acordo com o governo Doria e o Centro de Contingência, se dá nos levantamentos atuais da pandemia no estado. Mesmo com ligeira queda em número de casos e a ocupação de leitos de UTI’s abaixo de 90%, o coordenador Menezes avalia que é necessário manter restrições mais duras na circulação “por mais algum tempo”.

Anteriormente prevista para vigorar até 15 de abril, quinta-feira da próxima semana, a Fase Emergencial é a mais rígida do Plano SP. Em quase todos os setores, incluindo alguns considerados essenciais, o regime obriga o teletrabalho. Já no caso de estabelecimentos como bares e restaurantes, permite apenas o drive-thru e delivery.

À hotelaria, especificamente, o impacto com a manutenção da medida afeta espaços de alimentação e socialização, incluindo áreas comuns como lobby’s, piscinas e sala de jogos. Os hóspedes, portanto, continuarão a realizar refeições em seus quartos, caso desejem comer no hotel. De modo geral, eventos, convenções e quaisquer tipos de aglomeração também são atividades não permitidas.

Governo Doria: controle da pandemia

Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, são mais de 2,5 milhões de casos registrados até terça-feira (6). Ao todo, 78.554 mil vidas foram perdidas, incluindo um triste recorde de 1.389 nas últimas 24h. A taxa de isolamento da população paulista está em 42%.

A vacinação no estado de São Paulo, segundo o ‘Vacinômetro’, passou de sete milhões de pessoas. Mais de cinco milhões receberam a primeira dose e 1.887.991 milhões tomaram a segunda.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Governo do estado de São Paulo