Em decisão que torna ainda mais tênue a linha entre hotelaria e o aluguel por temporada, o Google decidiu adaptar o algoritmo de busca em sua plataforma de viagens. Agora, quem pesquisar por meios de hospedagens encontrará ambos segmentos à disposição. O produto foi anunciado no Google Marketing Live hoje (27).

Segundo a multinacional, a decisão foi tomada frente ao aumento global de 100% na busca por termos aluguel de praia e staycations. Sendo assim, o objetivo é oferecer ainda mais produtos aos consumidores e expandir o leque de opções.

Recentemente, o Google anunciou também outra novidade relacionada ao setor hoteleiro. Neste caso, o assunto foi a implementação de links grátis de reservas, ação vista positivamente pelo mercado, mas que causa dúvidas com relação à concorrência estabelecida.

Google: especificidades

O filtro de aluguel por temporada foi lançado em 2019 e, mesmo com a mudança, permanece disponível aos usuários. Sem ele, o padrão da pesquisa no Google Travel será mostrar os dois tipos de acomodação. Contudo, não se sabe empreendimentos presentes em Booking.com e Airbnb estão incluídos na pesquisa pelo short-term rental.

“Observamos um interesse crescente e sustentado em aluguéis por temporada desde o início da pandemia. Como desenvolvemos nosso produto de acordo com as preferências do usuário, decidimos criar uma oferta que combina hotéis e aluguéis por temporada pela primeira vez”, diz o Google, por meio de nota.

A gigante das pesquisas afirma também que os resultados são classificados organicamente com base na relevância para a consulta do usuário. A empresa não forneceu uma lista de fornecedores atuais, mas as pesquisas no site mostram Tripadvisor, Vacasa, Red Awning, Sonder, Rentals United, entre outros.

(*) Crédito da foto: Solen Feyissa/Unsplash