À frente da gerência geral do Belmond Hotel das Cataratas desde dezembro de 2022, Renata Portes mantém o legado iniciado por Andrea Emmerling de liderança feminina no comando das operações do empreendimento de luxo. Natural de Paracambi, no Rio de Janeiro, a executiva revela que o cargo é a realização de um sonho profissional.

Filha de pai carioca e mãe mineira, Renata é a mais velha de três irmãs. Hoje, aos 36 anos, a gerente assume uma posição cobiçada no mercado hoteleiro nacional. Cria da Belmond, a profissional iniciou sua trajetória no grupo em 2005, como estagiária no Copacabana Palace, sua maior escola e referência. Com vasta experiência no grupo, a escolha pelo nome da executiva veio rápido, logo após o anúncio da saída de Andrea.

“Durante esse período, tive a oportunidade de passar pela governança e pelo restaurante Pérgula, o que contribuiu para uma experiência de aprendizado mais rica e completa. Dois anos depois, em 2007, fui efetivada como Spa Guest Relations, onde participei da implementação do maravilhoso spa do hotel”, conta Renata em entrevista ao Hotelier News.

Formada em Hotelaria pela Estácio de Sá, Renata fez uma série de cursos ao longo de sua carreira, como de Introduction to Hotel Revenue pela Cornell University. “Posso dizer que estou realizando um sonho profissional. Desde o início da minha carreira, quando tive certeza que queria seguir o caminho da hotelaria, meu maior sonho e objetivo sempre foi alcançar a gerência de um hotel e agora chegou esse momento”, comemora a gerente.

Experiência pautada no luxo

Desde o início de sua atuação no setor, Renata pautou sua carreira no segmento de luxo. Foram 11 anos como colaboradora do Copacabana Palace, onde galgou diferentes posições, como Guest Relations, secretária da Gerência Geral, assistente de Gerente de Governança, chefe de turno, coordenadora de Eventos & Banquetes e gerente de Guest Relations and Guest Services.

Em 2016, a profissional deixou o empreendimento fluminense para partir rumo a um desafio internacional como Guest Experience Manager do Four Seasons, nas Ilhas Maldivas. “Adquiri ainda mais experiência na hotelaria de luxo internacional. Dois anos depois, retornei ao Brasil para assumir o cargo de Rooms Division Manager do Copacabana Palace”, relembra.

Em seguida, a executiva foi promovida a Executive Assistant Manager i/c of Rooms, onde permaneceu até a mudança para Foz do Iguaçu.

No auge de sua carreira, Renata Portes destaca dois nomes quando questionada sobre seus maiores mentores no setor: Ulisses Marreiros e Andrea Natal. Ambos atuaram como gestores da executiva no Copacabana Palace e acompanharam grande parte da trajetória da gerente do Hotel das Cataratas.

“Tive muitas pessoas que me apoiaram em meus desafios e me inspiraram. Mas foi com eles que aprendi muito e tive a honra de trabalhar ao lado no Copacabana Palace, minha maior escola”, finaliza Renata.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Belmond Hotel das Cataratas