Gabriela Otto
Gabriela Otto
(foto: arquivo pessoal)

Que os novos valores de consumo estão redefinindo o mercado de luxo nós já sabemos. Mas é importante lembrar que os consumidores continuam muito exigentes, dispostos a abrir mão de certas coisas para investir alto em experiências repletas de significado.

Trago duas pesquisas recentes sobre o segmento, pela visão do consumidor final e através do profundo conhecimento dos Deluxe Agents.

Uma pesquisa realizada com Affluents (Consumidores de Luxo) na Europa, onde o mercado de alto padrão é mais maduro, mostra tendências reveladoras para o mundo das viagens.

1) Viajantes de luxo estão propensos a voar em classe econômica ou de carro, mas, assim que chegam ao seu destino, optam por hotéis cinco estrelas. Quando se trata de viajar, o verdadeiro luxo não é para chegar lá, mas em estar lá.

artigo_go1_020913 (imagem: virtuoso.com)
(imagem: virtuoso.com)

2) Várias férias longas são comuns para esses clientes. O típico viajante de luxo fica, em média, quatro dias a mais fora de casa que um turista normal.

3) Destinos mais populares: Caribe, Austrália, Nova Zelândia e Ásia.

4) Relaxamento e redução do estresse são os maiores desejos desse viajante durante uma viagem. Logo depois, as experiências culturais e gastronômicas vem tomando proporções históricas desde 2011.

5) Opiniões on-line se tornaram mais importantes em 2013, assim como a atenção às ofertas por parte dos seus agentes de confiança.

Aconteceu na semana passada a Virtuoso Week 2013, evento da entidade que congrega as melhores Deluxe Agencies do mundo e é referência na área. A visão das tendências agora é dos agentes de viagens. Confira e compare.

Em resumo, a Autenticidade se tornou mesmo o mantra do segmento, seguido por um atendimento com base no Aconselhamento das agências.

1. Customização total

Com o aperfeiçoamento das agências especializadas, o turista elevou suas expectativas e se tornou ainda mais exigente. Viajar para aquele destino inóspito com muito conforto pode não ser mais suficiente. Viagens devem se aprofundar nos interesses individuais. Empresas estão mudando todo seu posicionamento com base nessa tendência.

2. Viagens são Pessoais

Viajar é profundamente pessoal. Os viajantes devem se conectar a um determinado destino, explorando suas paixões e interesses.

3. Saúde e Bem-Estar

Revigorar o estado emocional e físico durante a viagem faz parte dos desejos desse viajante.

Exemplos de como as empresas de turismo estão levando esse item à sério:
– Crystal Cruises está introduzindo cabines hipoalérgicas.
– Hotel Metropole de Monte Carlo criou uma experiência SPA-Culinária (do chef Joel Robuchon) no seu restaurante Odyssey, assinado pelo designer Karl Lagerfeld.
– Shambhala Estate, em Bali, criou um Programa de Medicina Oriental com base em um plano de cura completo e sob medida, unindo acupuntura, fitoterapia e meditação, ficando saúde e longevidade.

artigo_go2_020913 (imagem: virtuoso.com)
(imagem: virtuoso.com)

4. Cultura

Cultura sempre esteve conectada com viagens, mas agora é importante fazer uma imersão no lugar e o tempo dos seus artistas favoritos, com acesso exclusivo a eventos inesquecíveis.

Exemplos:
– Conhecer a famosa biblioteca de John Paul Getty II e seus tesouros literários na Inglaterra.
– Hospedar-se no GoldenEye Hotel na Jamaica, antiga casa de campo, onde Ian Fleming escreveu as 14 histórias de James Bond.

5. Viver como um “local”, mas melhor

Hotéis estão atendendo o lado aventureiro dos hóspedes e proporcionando-lhes experiências autênticas e locais.

Exemplos:
– Concierge do Park Hyatt de Nova York indica as boutiques mais exclusivas da cidade, com peças únicas.
– Rocco Forte Brown Hotel de Londres focou nos jovens e equipou os apartamentos com jogos e lanches, além de oferecer um cartão Oyster para eles explorarem a cidade.
– Anantara Phuket Villas organiza visitas ao coração da zona histórica da ilha para os hóspedes descobrirem os mercados locais, templos, e interagirem com os descendentes do povo Koh Sireh, primeiros habitantes de Phuket.

6. Residências Privativas

Com a ideia de viver como um local, residências e casas continuam a aumentar sua popularidade.

Exemplo:
Singita Castleton (África do Sul) é remanescente de uma fazenda africana.

7. Destinos que são notícia…a hora é agora!

E olha quem é o primeiro da lista: Brasil. Claro que a Copa do Mundo de 2014 é o chamariz, mas o Rio ficou em sexto entre as Cities that Excite na lista Virtuoso 2013 Dreams Travel Survey.

Em segundo vem a Turquia, com um aumento de 18% desde 2012. Além disso, 2 outras notícias entusiasmam os visitantes. A Turkish Airlines foi eleita a melhor companhia aérea da Europa em 2013 e o luxuoso Shangri-La Bósforo, em Istambul, deve abrir até o final do ano.

Em resumo, o turismo de luxo continua se fortalecendo, definindo tendências do setor, com direções muito claras e ainda mais próximas do Brasil. Como diz a última tendência da Virtuoso: “A hora é agora!

** Gabriela Otto é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pela FAAP/SP, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo uma certificação internacional para Leadership Development Trainer. Com 20 anos de trajetória em Marketing, Formação de Pessoas, Vendas Estratégicas, Canais de Distribuição e Revenue Management, Gabriela tem experiências marcantes em empresas como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável pela divisão América Latina nas duas últimas. Atualmente é Sócia Diretora da GO Associados, empresa especializada na Capacitação de Pessoas, Marketing, Mercado de Luxo e Hotelaria & Turismo. Além disso é Palestrante, Articulista, Blogueira e Professora da ESPM e outras universidades de renome.

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