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Aberto em dezembro de 2020, o Fuso Concept Hotel adotou uma estratégia ousada desde a sua inauguração. Totalmente focado em vendas diretas, o empreendimento localizado em Santa Catarina não está nas vitrines das principais OTAs do mercado. Pode parecer arriscado, mas o posicionamento vem dando certo, com planos direcionados e decisões pautadas em análises de dados.

Cerca de 95% das vendas são realizadas diretamente pelo site do hotel, enquanto os outros 5% restantes são oriundos de reservas diretas e agências parceiras. De acordo com Dlis Neto, gerente geral do Fuso, não fazer parte do portfólio de gigantes como Booking e Expedia não impactou a consolidação do produto no mercado, mas também não significa que esta é uma estratégia definitiva.

“Não quer dizer que nunca estaremos nas OTAs, mas neste momento não faz sentido para nós. A ideia era lançar um produto boutique e independente, de forma orgânica e começando do zero. Aos poucos, mês a mês, conseguimos uma ocupação maior do que o previsto. As principais demandas são de hóspedes que compartilham suas experiências no Fuso em suas redes sociais e redes de contatos”, diz Neto. “E vamos manter desta forma no próximo ano e entender se nos cabe essa estratégia de distribuição em massa”.

No período de abertura, o Fuso Concept Hotel fez impulsionamentos via assessoria de imprensa de forma pontual. Com a arquitetura e o design como seus principais pilares, o empreendimento saiu em veículos dos setores por se tratar de um projeto emblemático, o que causou interesse e curiosidade por parte dos profissionais das áreas.

Em tempos em que o marketing digital dita a linha tênue entre o sucesso e o fracasso de qualquer negócio, não investir em estratégias online pode parecer um suicídio corporativo. Mesmo sem abrir números de ocupação ou faturamento, Junior Costa, coordenador de Marketing, afirma que o hotel nunca colocou um real em anúncios no Google ou em redes sociais.

“É um caminho que tomamos desde o começo e tem dado muito resultado. Nunca fizemos investimentos no Google pelo conceito do hotel e por se tratar de um produto bem estabelecido. Não realizamos campanhas no Instagram, mas em um ano chegamos a 45 mil seguidores. Também não divulgamos promoções em nossos perfis, mas focamos em postagens mais conceituais, destacando a nossa arquitetura e experiências”, explica o coordenador.

Com reservas esgotadas para o fim de ano, o Fuso nasceu durante a pandemia, o que foi, de certa forma, benéfico. Voltado a um público mais exclusivo, o empreendimento oferece bangalôs individuais e áreas comuns ao ar livre – um prato cheio para quem busca experiência e isolamento. “Somos pequenos, exclusivos e nosso restaurante tem área externa. Este foi um conjunto que aproximou as pessoas que enxergaram que aqui seria um espaço seguro para viajar. A demanda represada de hóspedes de luxo no Brasil, principalmente no Sul, onde não há tantos hotéis deste perfil, nos ajudou a surfar na onda”, acrescenta o gerente.

Fuso Concept Hotel: a mina de ouro dos dados

Ainda em seu primeiro ano de operação e colhendo bons frutos de sua estratégia pouco convencional, o Fuso já nasceu parte do portfólio da Pmweb. Desde sua abertura, o empreendimento utiliza o motor de reservas Let’s Book, um dos diferenciais para o êxito em vendas diretas.

“Nosso foco sempre foi priorizar pela exclusividade e fazer com que o hóspede queira estar aqui. Não temos uma comunicação agressiva de promoções e seguiremos trabalhando neste conceito”, revela Costa.

Discretos em sua divulgação, os planos de ação são baseados em dados compartilhados pela Pmweb. Costa explica que é uma forma de oferecer uma entrega diferenciada e personalizada aos clientes. “Atendemos poucos hóspedes e temos uma equipe que consegue dar esse suporte. Entendemos que o cliente prioriza a experiência e exclusividade, logo, é importante conseguirmos suprir as necessidades do momento da reserva até o fim da estada”.

Neto conta que a ideia da parceria veio de boas referências de clientes da empresa. “E também do cuidado que eles têm com o CRM. Hoje, é fundamental a análise de dados que vêm pela plataforma da Pmweb, ainda mais se tratando de um hotel pequeno e 100% voltado para vendas diretas”.

Atualmente, o Fuso paga comissões para a Pmweb, que o gerente afirma ser bem abaixo do praticado pelas OTAs. “Estamos bem contentes com os resultados. Concentramos nossas vendas no motor de reservas e estamos acima da previsão para 2021”, avalia Neto.

Além do Let’s Book, a Pmweb compartilha dados utilizados pelo hotel para converter possíveis vendas. “Trabalhamos em conjunto, mas estamos em nosso primeiro ano, então, é tudo novo. Inclusive os dados. Começamos a entender o comportamento do consumidor em nosso site, em qual momento ele desiste da compra e quais as regras tarifárias que podem impactar negativamente. Utilizamos o relatório mensal da Pmweb para analisar as informações e desenhar como elas podem nos ajudar”, finaliza o gerente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fuso Concept Hotel