O mês de julho elevou o ICS (Índice de Confiança dos Serviços), calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em 2,2 pontos ante junho — atingindo 100,9 pontos — maior patamar para o indicador desde setembro de 2013, quando somou 101,5 pontos. As informações são da Agência Brasil.

Esta foi a quinta alta consecutiva da confiança dos serviços e a primeira vez, desde setembro de 2013, que o ICS superou a marca de 100 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou pelo quarto mês seguido, com avanço de 1,6 ponto.

“Depois de dar sinais de desaceleração ao final do primeiro semestre, a confiança do setor de serviços volta a subir em julho de forma disseminada entre os segmentos. Foi também a primeira vez que o ICS ultrapassou o nível neutro de 100 pontos desde setembro de 2013. O resultado favorável foi influenciado tanto pela percepção da melhora da demanda corrente quanto das expectativas para os próximos meses”, explica Rodolpho Tobler, economista da FGV, em comentário no relatório.

“O período eleitoral pode aumentar os níveis de incerteza econômica, mas as medidas de estímulo adotadas pelo governo recentemente devem manter a atividade no setor aquecida e resultar em um terceiro trimestre mais positivo do que o inicialmente esperado”, acrescenta Tobler.

Índice de Situação Atual

O resultado de julho foi impulsionado pela melhora na percepção em relação ao presente e ao futuro. O ISA (Índice de Situação Atual) subiu 2,7 pontos e chegou a 100,8 pontos — maior patamar desde novembro de 2012 (102 pontos).

O Índice de Expectativas avançou 1,6 ponto e atingiu 100,9 pontos, melhor resultado desde outubro de 2021.

(*) Crédito da foto: Adam Winger/Unsplash