Pelo quarto mês consecutivo, a confiança do setor de serviços do Brasil apresenta alta, porém com menor intensidade. Os dados divulgados hoje (29), pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), apontam que o ICS (Índice de Confiança de Serviços) subiu 0,4 pontos. Com isso, o índice chega a 98,7 pontos, patamar mais alto desde outubro de 2021 (99,1 pontos).

Para fins de comparação, no mês de maio, o ICS avançou 2,1 pontos. Na mesma linha, o volume de serviços também cresceu em ritmo menor na última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “A confiança dos empresários do setor de serviços encerra o segundo trimestre em alta, mas em ritmo inferior ao observado nos últimos meses e concentrado em alguns segmentos”, afirma Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, em nota.

Assim como o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o ICS é dividido em dois subitens: o ISA-S (Índice de Situação Atual) e o IE-S (Índice de Expectativas). O primeiro, que avalia a percepção sobre o momento presente do setor de serviços, ficou estável e manteve o mesmo nível do mês anterior, em 98,1 pontos. Já o segundo, que reflete as perspectivas para os próximos meses, subiu 0,8 ponto, para 99,3 pontos, maior nível desde novembro de 2021 (100,9 pontos).

“Nos dois horizontes há uma aproximação com o nível neutro de 100 pontos, mas ainda é preciso cautela”, comenta Tobler. “O ambiente macroeconômico desfavorável e a incerteza em relação aos próximos meses podem segurar o ritmo de recuperação da confiança do setor”, acrescenta.

Confiança do comércio

O FGV Ibre também divulgou o resultado do ICOM (Índice de Confiança do Comércio) de junho, que avançou 4,6 pontos, chegando a 97,9 pontos, maior nível desde agosto de 2021 (100,9 pontos).

A alta do índice foi disseminada em todos os seis principais segmentos da pesquisa. Ambos os subitens, ISA-COM (Índice de Situação Atual) e IE-COM (Índice de Expectativas) apresentaram alta. O primeiro subiu 7,4 pontos, quarto resultado positivo consecutivo, atingindo a 108,5 pontos, maior valor desde julho de 2021 (108,7 pontos). Já o segundo avançou 1,8 ponto, chegando a 87,5 pontos.

(*) Crédito da foto: Arlington Research/Unsplash