A confiança de serviços voltou a subir em maio, segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas). O indicador chegou ao seu maior patamar em sete meses, registrando sua terceira alta consecutiva. De acordo com o G1, a melhora é efeito da percepção do setor para os próximos meses.

Em maio, o ICS (Índice de Confiança dos Serviços) avançou 2,1 pontos – chegando a 98,3 pontos – resultado máximo desde outubro de 2021 (99,1). “A alta desse mês foi, mais uma vez, influenciada tanto pela melhora na percepção do volume de serviços no mês, quanto pela evolução favorável das expectativas”, explicou Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, em nota. “Outros pontos positivos são a aproximação do nível neutro de 100 pontos e a disseminação entre os segmentos.”

Já o ISA-S (Índice de Situação Atual), indicador de percepção sobre o momento presente, subiu 2,1 pontos, chegando a 98,1 pontos. Este foi o melhor resultado desde novembro de 2013 (99,1), também de acordo com os dados da FGV.

O IE-S (Índice de Expectativas), que reflete as perspectivas para os próximos meses, avançou 1,9 ponto, para 98,5 pontos, recorde desde dezembro de 2021 (98,7). “No curto prazo, ainda é possível imaginar uma continuidade da trajetória positiva com a liberação de recursos que podem estimular a demanda, recuperando assim as perdas ocorridas ao longo da pandemia”, avaliou Tobler. “No médio e longo prazo, o ambiente macroeconômico desfavorável parece ser um fator impeditivo.”

Segundo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de serviços encerrou o primeiro trimestre com volume acima do esperado para o mês de março, com o melhor resultado da série histórica para o período.

Confiança do comércio

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) voltou a subir após dois meses de queda. Em maio, o indicador avançou 7,4 pontos, para 93,3 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (94,2 pontos).

A alta foi disseminada em todos os seis principais segmentos da pesquisa. O resultado positivo no mês foi influenciado tanto pela melhora do ISA-COM (Índice de Situação Atual) quanto do IE-COM (Índice de Expectativas). O ISA-COM subiu 8,2 pontos, terceiro resultado positivo consecutivo, chegando a 101,1 pontos, maior valor desde agosto de 2021 (105,0 pontos). Já o IECOM avançou 6,1 pontos, atingindo 85,7 pontos.

(*) Crédito da foto: Pixabay