Destino tradicional de inverno em São Paulo, Campos do Jordão investe na expansão de possibilidades turísticas. A cidade sedia a primeira edição do Campos do Jordão Design Festival, idealizado pela curadora, artista plástica e empresária de comunicação Carmem Alvim. O festival urbano ocorre de 1 a 4 de novembro.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campos do Jordão, do COMTUR (Conselho de Turismo de Campos do Jordão), da  ACE (Associação Comercial Campos do Jordão) e da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Durante os dias de festival, serão realizadas visitas guiadas em pontos arquitetônicos, históricos e paisagísticos da cidade, agendas de talk, exposições de design, experiências gastronômicas, sarau e jam session. “Minha experiência nos maiores eventos nacionais e internacionais de design, arte e arquitetura aliada à minha condição de moradora da região foram o ponto de partida para propor este projeto para os principais players da cidade, que querem mostrar o potencial de Campos do Jordão também fora da temporada de inverno”, explica Carmem.

Para André Barbedo, secretário de Turismo de Campos do Jordão, “a principal fonte de renda é o turismo e o festival é uma oportunidade para divulgar as riquezas culturais da cidade, atraindo um público interessado em conhecer mais profundamente sobre nossos patrimônios históricos e arquitetônicos”. É o caso, por exemplo, da Capela de São Pedro Apóstolo, assinada por Paulo Mendes da Rocha e localizada no Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do Governo de São Paulo, com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Alfredo Volpi, entre outros.

Mobilidade

Para facilitar a experiência dos visitantes, a cidade foi dividida em hubs, cada um oferecendo uma gama de atividades e atrações. O hub Alto da Boa Vista se destaca como o epicentro das atividades culturais, abrigando o Sarau de piano com Antônio Luiz Barker e proporcionando visitas guiadas ao Auditório Cláudio Santoro, palco do festival de música clássica. Além disso, é possível apreciar uma exposição ao ar livre no Museu Felícia Leirner, que exibe esculturas em um fragmento da Mata Atlântica.

A abertura do festival acontece no hub Hotel Ort, que tem apostado em novas atrações nos últimos anos, com o projeto “Infinito Criativo,” que busca promover a inclusão de jovens talentos autistas no mercado de trabalho, sob a mentoria do artista Rapha Preto.

O hub Capivari, por sua vez, é um ponto de encontro para amantes do design e da arquitetura, oferecendo uma série de palestras, apresentações e experiências gastronômicas. Entre os destaques estão o talk com o escritório de arquitetura Tryptique, uma apresentação sobre a feira de design Maison et Objet e uma jam session com o grupo Designers on the Rock, composto por designers e músicos renomados.

O festival também abraça a natureza, incluindo talks com profissionais como o arquiteto Pedro Lira, idealizador do Projeto Urbanístico do Parque Capivari, e o paisagista Walter Vasconcellos, conhecido como Dr. Garden, responsável pelo Parque Amantikir.

O evento não deixa de lado a riqueza histórica da cidade, com visitas ao Hotel Toriba, que comemora 80 anos, e apresentações dos murais de Fulvio Penacchi. Campos do Jordão, com sua combinação única de cultura, natureza e design, se prepara para um festival que promete encantar e inspirar seus visitantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Ort