Indo de encontro com as metas ESG da Accor, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana vem desenvolvendo práticas mais sustentáveis em sua operação, além de promover maior conscientização socioambiental dos hóspedes. A bandeira que estampa o empreendimento de luxo atua há 25 anos no mercado, abraçando as iniciativas pautadas pela rede francesa.

Desde sua inauguração, em 2019, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul mantém o compromisso global da rede com a adoção de medidas redutoras dos impactos ambientais. As ações garantem ao Fairmont Rio o ACQUA-HQE, certificado internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale).

Para reforçar esse compromisso, o Fairmont Rio adota práticas sustentáveis em sua rotina operacional de ponta a ponta. O hotel firma sua responsabilidade em eliminar todos os resíduos plásticos de quartos, áreas de reuniões e restaurantes.

Iniciativas práticas

Dentre as novas ações estão a substituição das embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities; a mudança dos sacos plásticos de lixo por papel kraft, considerada a melhor alternativa por ser 100% natural.

Na cozinha e restaurantes, o hotel aderiu ao programa de reaproveitamento de alimentos, o Comida Invisível, tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações. Além disso, o sistema de coleta seletiva do lixo e o descarte correto do óleo de cozinha são realizados através de parcerias com empresas especializadas. Na lavanderia, foram adotados produtos naturais e com alta diluição, para maior desenvolvimento sustentável.

Acompanhando o avanço da tecnologia mais ecológica no setor automobilístico, o Fairmont Rio possui duas estações de carregamento elétrico com padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o abastecimento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para os hóspedes.

O uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia energética. Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.

Nos banheiros a utilização de mecanismo de descarga dual e redutores de vazão nos chuveiros, torneiras e sensores garantem a economia de energia e de água.

“A excelência na hospitalidade vai além de receber bem as pessoas. É necessário que a sustentabilidade seja pensada como parte estratégica do negócio e faça parte do dia a dia da operação. Por isso, engajamos todos na responsabilidade social, econômica e ambiental, conscientizando nossos colaboradores, fornecedores e hóspedes”, diz Netto Moreira, diretor-geral do Fairmont Rio.

Todas as mudanças listadas estão sendo efetivadas para o atendimento dos 375 quartos do hotel. É possível encontrar bebedouros para incentivar o uso de squeezes por hóspedes e colaboradores.

Pequenos produtores

O apiário familiar Amigos da Terra, em Nova Friburgo, é o responsável pela produção artesanal de uma linha exclusiva do mel orgânico, que é consumido em todo hotel. O Fairmont prioriza a compra de produtos locais como um todo, não apenas o mel. O peixe fresco que é servido aos hóspedes e clientes é adquirido diretamente da Colônia de Pescadores Z13, em frente ao hotel, no posto 6 em Copacabana.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor