Em evento realizado hoje (25), no Coco Bambu Jardins, em São Paulo, o BC Convention (Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau) realizou a Experiência Balneário Camboriú. Na ocasião, todo o trade turístico foi reunido para conhecer as estratégias desenvolvidas pela entidade com objetivo de promover o destino, atrair eventos e aquecer o setor neste momento de retomada.

Dando início aos trabalhos da cerimônia, Andrezza Negrini, presidente do BC Convention e sócia-proprietária do Hotel Negrini, pontuou que a ação está sendo desenvolvida em 10 cidades brasileiras e mais cinco destinos internacionais: Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Portugal.

“É um projeto privado, realizado em parceria com o poder público. Então temos apoio da Secretaria de Turismo da cidade. Antes de São Paulo, estivemos em Goiânia fazendo essa ação de promoção do destino, e em seguida iremos para Belo Horizonte. Também devemos passar por destinos como Gramado (RS) e Chapecó (SC)”, destacou em entrevista ao Hotelier News.

A ação foi lançada para os três últimos meses de 2022. “Os empreendimentos associados têm nos acompanhado nessas iniciativas, divulgando as experiências que estão promovendo. É um grande trabalho em equipe”, acrescenta.

Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, ressaltou a importância da Experiência Balneário Camboriú para aquecer toda a cadeia do turismo. “Temos trabalhado com todos os conventions por meio do Unidestinos e isso tem sido extremamente positivo. O brasileiro precisa conhecer o Brasil e a cidade é um grande destino, com um equipamento turístico impressionante”, analisou.

“Hoje, Balneário Camboriú conta com mais de 22 mil leitos de hotéis. Quando o destino está preparado, o desenvolvimento acontece”, completa.

Captação de eventos

Inaugurado neste ano, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú reforçou as expectativas positivas em relação a este segmento. O espaço tem capacidade para receber até 22 mil pessoas. E, por este motivo, Andrezza diz que o BC Convention tem atuado ainda mais ativamente para captar eventos.

“Nós estamos muito felizes com os resultados das nossas ações. Até 2024, já temos 33 grandes eventos confirmados, abordando diversos segmentos, com o intuito de fazer com que a cidade seja, além de um grande destino de lazer, um polo corporativo”, acrescenta.

Malha aérea

Graziella Delicato, gerente de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos – que administra o Aeroporto de Navegantes, vizinha a Balneário Camboriú – reforçou que o terminal, atualmente, é uma das principais portas de entrada para o destino.

“Em setembro, conseguimos atingir 100% do nível registrado em 2019 e estamos com 60 voos diários no aeroporto. Isso é um grande sinal de retomada e nos deixa extremamente otimistas”, diz.

Impacto na hotelaria

Gorete Mengue, gerente Comercial do Hotel Plaza Camboriú, diz que a ação promovida pelo BC Convention tem grande importância para o setor hoteleiro da cidade. “Essa experiência é vital, porque mostramos ao mercado o que há de melhor na cidade. Essa parceria dos segmentos público e privado é um grande sucesso para o destino, de fato”, afirma.

A executiva endossa, ainda, que 2022 é o ano da retomada, com o empreendimento alcançando o patamar de 2019. “Esse resultado positivo se dá tanto no turismo de lazer, quanto no corporativo, ainda com o lazer respondendo pela maior fatia da nossa demanda, cerca de 70%”, explica.

Experiência Balneário Camboriú - Interna

Experiência Balneário Camboriú reuniu representantes de hotéis e atrativos turísticos

 

“Devido a esse aumento de demanda, nosso hotel está preparado para receber os dois segmentos. Ao longo do ano, temos tido ocupação em torno de 65%, já superando 2019, que teve 62% na mesma base comparativa. Esperamos fechar esse ano com 70%”, pontua.

Em conversa com a reportagem do Hotelier News, Gorete destacou ainda que a diária média e RevPar, prioridades do empreendimento, também têm crescido proporcionalmente à ocupação. “Estamos priorizando esses dois indicadores para ter condições de continuar investindo no hotel. Hoje, podemos dizer que ambos já estão 10% acima dos níveis de 2019”, conclui.

Falando agora como hoteleira, Andrezza reforçou o otimismo de Gorete em relação à demanda. “Com os atrativos turísticos de Balneário Camboriú – como parques, passeios, entre outros -, temos notado um crescimento substancial da demanda. Hoje, o share do nosso hotel é 60% de lazer e 40% corporativo. Acredito que essa divisão fique ainda mais equilibrada, visto que somos o hotel mais próximo do Centro de Eventos”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News