Logo após o Booking.com registrar recorde trimestral nos principais indicadores de desempenho, é a vez do Expedia Group divulgar suas boas notícias. No terceiro trimestre deste ano, conforme divulgado pelo Phocuswire, a OTA faturou US$ 3,6 bilhões, o que representa alta de 22% frente aos US$ 2,9 bilhões registrados no mesmo período de 2021. A plataforma também atingiu números nunca antes vistos para o Ebitda Ajustado.

“O terceiro trimestre marcou outro período de forte demanda por viagens, apesar do ambiente macroeconômico incerto”, comenta Peter Kern, vice-presidente e CEO do Expedia Group. “Apresentamos forte desempenho financeiro com receita trimestral recorde e EBITDA ajustado, que ultrapassou US$ 1 bilhão pela primeira vez. Esses resultados refletem nossa ênfase em impulsionar o crescimento da receita e melhorar as margens”.

Otimismo nas reservas

O Expedia encerrou o terceiro trimestre com aumento de 28% no valor das reservas brutas de viagem, alcançando US$ 23,99 bilhões. O número, no entanto, fica abaixo da média de US$ 25,10 bilhões, prevista por analistas de Wall Street. Para a CFO da empresa, Julie Whalen, as reservas foram afetadas tanto pela desaceleração do setor em julho quanto pelo impacto do furacão Ian em setembro.

Contudo, Julie segue otimista, considerando o crescimento nas reservas de hospedagens. “No geral, estamos satisfeitos em ver a forte demanda expandir no quarto trimestre, à medida que os consumidores continuam a priorizar os gastos com viagens em relação a outros gastos discricionários”, explica a executiva. “E embora ainda seja o início do trimestre, estamos vendo o total de reservas de hospedagem para estadas que devem ocorrer no saldo do ano e em 2023, superando os níveis de 2019.”

O aumento no número de reservas de hospedagens somado ao crescimento das diárias médias resultou no crescimento de 25% das receitas do segmento – que foi responsável por 80% do total – na comparação anual. Ainda que o setor aéreo tenha sido responsável por apenas 3% do faturamento, a receita do setor cresceu 61% na mesma base comparativa. Publicidade e mídia constituíram 6% do total e as demais fontes de receita, 11%.

Marketing e fidelidade

As despesas com vendas e marketing também cresceram, indo de US$ 1,13 bilhão no terceiro trimestre de 2021, para US$ 1,5 bilhão no mesmo período deste ano. A empresa credita o aumento ao número crescente de comissões de parceiros B2B, bem como maiores gastos nos canais de marketing de varejo.

Segundo Kern, a OTA está investindo em ROI (Retorno de Investimento) de longo prazo e direcionando gastos para impulsionar o uso de aplicativos e aumentar a fidelidade dos membros. “Nossa base de membros ativos agora é maior do que nunca e está crescendo mais rápido do que nunca… Isso nos dá a capacidade de construir mais tráfego direto, o que nos dá a capacidade de investir na condução de mais tráfego direto”, elucida o CEO.

Além disso, um programa de fidelidade unificado está nos planos da empresa para o próximo ano. “Com o One Key, vamos incorporar clientes da Vrbo entre outros… queremos todos em um balde de fidelidade”, informa Kern. “Vamos normalizar em torno de um valor único para tudo e achamos que nos instalamos em um lugar que será muito bom para os clientes. Eles estão ganhando flexibilidade e a oportunidade de usar o valor em todos os nossos produtos, o que é altamente valioso e sabemos que eles querem isso.”

Investimento em parcerias

Kern também aproveitou a situação para celebrar o crescimento de seus negócios B2B e indicar as oportunidades derivadas da plataforma de tecnologia Open World. “Estamos avançando nessa ideia de externalizar mais nossos recursos como microsserviços. Testaremos muitas outras coisas no próximo ano. E estamos modelando isso com diferentes parceiros”.

“É uma oportunidade real para levar nossos avanços tecnológicos ao setor, ampliar a eficiência de nossos parceiros e, finalmente, expandir o universo de parceiros que podem vender viagens”, destaca Kern. “Isso se aplica ao comércio social e outras coisas, mas estamos realmente em uma posição bastante singular para fazer isso em escala à medida que desenvolvemos esses recursos técnicos. Estamos extremamente otimistas com isso”, finaliza.

(*) Crédito da foto: rerodução/Phocuswire