Um levantamento do Grupo Expedia mostra que viajantes, principalmente com menos de 40 anos, consideram inclusão e diversidade como componentes importantes para reservar hospedagens. Quase dois terços dos entrevistados (65%) afirmaram que a escolha por meios de hospedagens passa pelo crivo de ambas pautas.

Mas o que, de fato, isso quer dizer? O estudo aponta que os fatores citados como inclusão e diversidade envolvem a gestão de  mulheres e/ou pessoas de diferentes raças nessas propriedades. Além disso, claro, é esperado que exista acolhimento a comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Outro ponto colocado pela pesquisa do Expedia está nas diferenças geracionais entre viajantes. Enquanto pessoas com menos de 40 anos estão mais dispostas a reservar em empreendimentos inclusivos (77%), pouco mais da metade (57%) daqueles com mais de 40 anos têm a mesma opinião.

Essa pesquisa também pode ser relacionada à insegurança de viajantes LGBTQIA+ citada em outra pesquisa do Expedia.

Na visão da companhia, isso mostra que a valorização de questões de diversidade está mais presente nas novas gerações. Para o futuro, isso pode representar a necessidade atualização no modus operandi de empresas turísticas. “As injustiças sociais ocorridas em 2020 alimentaram o debate sobre inclusão e equidade. Essa troca contínua mudou ideias, comportamentos e expectativas das pessoas em relação às viagens”, diz Melissa Maher, vice-presidente sênior de Marketing e Engajamento do Grupo Expedia.

Expedia: tendência global

A escolha de acomodações utilizando políticas e práticas inclusivas como parâmetro é uma tendência em muitos países. Para a pesquisa, por exemplo, os entrevistados vieram de mercados turísticos importantes, como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, México e Reino Unido. Nestes locais,  a propensão de considerar o viés inclusivo nas reservas é muito presente.

A Alemanha e o México são os líderes, com índices de 71% e 82%, respectivamente, de viajantes que afirmam mais probabilidade em optar por hospedagens que pratiquem políticas de inclusão e diversidade. Em questões de gênero, essa resposta foi dada por 62% dos homens e 67% das mulheres.

“Os dados pintam um cenário claro em que viajantes, cada vez mais, buscam acomodações que evidenciam essas questões. Tendo em vista o aspecto do turismo colocar pessoas frente a frente com diferentes culturas, não me surpreende que a maioria queira estes valores refletidos nos lugares em que se hospedam, fazem cruzeiro, voam e visitam. Os negócios que demonstrarem um esforço genuíno de inclusão e hospitalidade para todos os viajantes irão se destacar”, pontua Melissa.

Ações

A Orbitz, uma das subsidiárias do Grupo Expedia, lançou um filtro de pesquisa que aprimora o acesso a hospedagens que assinaram um Compromisso de Inclusão. O documento tem como objetivo o combate a discriminação por gênero e orientação sexual e tem mais de 35 mil hotéis independentes, boutiques e de grandes redes incluídos.

(*) Crédito da foto: Amy Elting/Unsplash