Divulgado recentemente pelo Expedia Group, o relatório Traveler Insights mostra que o entusiasmo dos viajantes continuou a crescer no primeiro trimestre desse ano. Globalmente, o volume de pesquisas aumentou 25%, indicando retomada gradual do setor. Na Europa, Oriente Médio e África, o incremento foi de 30% no período.

A região da Ásia-Pacífico, por sua vez, vem sendo monitorada pelo Expedia devido ao esperado relaxamento das restrições de viagem em vários países. No primeiro trimestre, o aumento da demanda foi de 65% em comparação ao mesmo período do ano passado. Após a suspensão das restrições na China, também foi registrado incremento de 10% semana a semana na demanda internacional para o país.

O crescimento observado nos três primeiros meses desse ano vem na esteira do quatro trimestre de 2022, período no qual os dados já mostravam sinais promissores, apontando para maior otimismo e resiliência dos viajantes.

Viajantes estão planejando mais

Os dados do Expedia apontam, ainda, que as janelas de pesquisa continuaram a aumentar no primeiro trimestre, conforme os viajantes planejam viagens para destinos mais distantes. A janela de mais de 180 dias aumentou 30%, impulsionada pela alta de 75% na demanda da Ásia-Pacífico e América Latina.

A nível global, a janela de pesquisa de 91 a 180 dias registrou o crescimento mais expressivo do primeiro trimestre, de 60%. A aumento foi liderado pelo Oriente Médio e América do Norte, que avançaram 90% e 45%, respectivamente. Semelhante aos trimestres anteriores, as principais cidades e destinos de praia fizeram parte da lista global dos dez principais destinos reservados no primeiro trimestre, com Nova York, Las Vegas e Londres ocupando as três primeiras posições.

Seguindo as tendências mais recentes, as viagens domésticas continuaram a impulsionar a categoria de aluguel por temporada. O relatório do Expedia do último trimestre do ano passado apontava aquecimento de demanda para a metade deste ano, com as pesquisas por viagens de junho a setembro aumentando quase 70% em relação ao ano anterior. Essa tendência continuou no primeiro trimestre de 2023, com aumento de 50% na mesma base comparativa.

Por fim, dados mostram que os consumidores estão ansiosos para compensar as oportunidades de viagem perdidas por conta da pandemia. Levantamento feito pelo Expedia em parceria com a Wakefield Research mostra que 72% dos viajantes estão mais focados no lazer esse ano e 81% planejam gastar mais nas viagens. Além disso, membros do programa de fidelidade da empresa, que tem apostado em novos recursos para alavancar as vendas, estão particularmente mais entusiasmados, com 95% deles planejando viajar a lazer nos próximos 12 meses, e 77% estão interessados em recompensas que podem ser aplicadas a qualquer elemento individual da viagem, como voo ou hotel, independentemente da marca.

(*) Crédito da capa: Reprodução/Phocuswire