Scandic
Companhias First Hotels, Nordic Choice, Scandic Hotels e
Thon Hotels cancelaram seus contratos
(foto: divulgação)

Em meados do último mês, a não renovação de parcerias de empresas turísticas do mercado escandinavo com o Expedia já levantava burburinhos. O ano de 2013 se inicia trazendo novos tons ao caso, segundo informações do portal Hotel News Now, com o cancelamento de algumas parcerias.

Hoteleiros locais alegam entre os principais motivos das interrupções nas parcerias a dificuldade em oferecer preços competitivos, bem como o valor das comissões, considerado injusta por alguns. O mecanismo de paridade de taxas, que é a origem dos desentendimentos, torna difícil para os hotéis reduzirem suas tarifas, ao mesmo tempo em que os força a vender pacotes junto a agências em uma margem de lucro beirando o zero.

As companhias First Hotels, Nordic Choice, Scandic Hotels e Thon Hotels cancelaram seus contratos, que contabilizam aproximadamente 450 hotéis na região – aproximadamente 0,3% do portfólio global de 160 mil hotéis parceiros do Expedia.

Adam Anderson, diretor de Relações Industriais do Expedia, minimiza a importância do caso: “Nós vimos uns poucos hotéis da região escandinava removerem seu inventário do Expedia”. “Não é algo que nos emocione. Em geral, estamos confiantes no valor que agregamos aos nossos parceiros hoteleiros”, acrescenta.

Recentemente, a Comco, espécie de comissão suíça de competição, investiga contratos do Booking.com, Expedia e Hotel Reservation Service por supostamente limitarem as opções de hotéis em variarem suas tarifas.

Serviço
www.expedia.com.br
www.hoteis.com