Visando aumentar a lucratividade e otimizar a operação de hotéis, o revenue management (gestão de receitas) é essencial, independentemente do porte do empreendimento. Ele garante mais previsibilidade e tomadas de decisão mais assertivas. Dessa forma, a RMView anunciou, em sua participação na edição de 60 anos da Equipotel, uma ferramenta para ajudar o setor neste sentido.

Em entrevista ao Hotelier News, Valéria Fenato, co-fundadora e CEO da solução, disse que vem trabalhando com RM há mais de uma década. “Ao longo desse período, fui percebendo as dores dos hotéis em relação ao revenue management. É um processo muito analítico, com muitas informações de mercado. Assim, comecei a ter essa intenção de ter um sistema que pudesse ajudar os hotéis a se automatizar”, pontua.

“Assim nasceu a RMView, que começamos a fazer antes da pandemia. O sistema é um RMS completo, com toda a parte de dados que o hoteleiro vai precisar para tomar decisões estratégicas, além de um modelo estatístico que entende todo o padrão de comportamento dos dados que são extraídos do PMS e, a partir disso, consegue fazer previsões de demanda por meio de um modelo estatístico. Esse forecast é feito por segmento”, analisa.

A ferramenta

A executiva afirmou, no bate-papo com o Hotelier News na Equipotel, que existe um terceiro processo, que é um algoritmo de preço, que busca toda a informação padrão do hotel e projeta um comportamento de demanda, ritmo de reserva, taxa de cancelamento de reserva, preço de mercado da cesta competitiva do empreendimento, e vai devolver para o hotel o que seria a tarifa ideal nos próximos 365 dias.

“O hotel vai aprovar ou não a recomendação e, de forma automática, vai enviar para o channel manager. Uma das grandes dores é justamente a dificuldade de lidar com tantos dados, e o RMView atua justamente no sentido de otimizar todo esse processo. Obviamente, é preciso ter uma equipe de RM qualificada, porque profissionais que conheçam o produto farão boas interpretações daqueles dados, e dão a palavra final”, analisa.

Valéria acrescenta, ainda, que não se trata apenas de aproveitar período de alta de manda e aumentar preço. “É uma diversidade enorme de estratégia, como gestão de canais. Entender o comportamento de demanda tendo um sistema que interprete isso facilita bem mais, automatizando as coisas que são braçais e deixando os especialistas em estratégia focados exatamente na estratégia. Estamos usando muita inteligência artificial nesse processo”, diz.

Hoje, a RMView trabalha com as redes Laghetto Hotéis e com empreendimentos do Grupo Ferrasa. Segundo Valéria, outras redes estão começando a aderir à solução. “Essas redes estão rodando estratégias piloto. Estamos super animados, até porque esses hotéis têm tido respostas muito positivas depois de adotarem nossa solução e, a partir desse lançamento oficial na Equipotel, o portfólio deverá crescer significativamente”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News