Não é de hoje que o setor hoteleiro vem colocando em pauta novos moldes de operação e rotina. Buscando reter e atrair profissionais, debates sobre escalas mais flexíveis e diferentes formas de gestão de pessoas fazem parte da programação do Encontro de Gente Hoteleira — que acontece no dia 5 de junho, no InterContinental São Paulo, na capital paulista. O evento ainda falará sobre os desafios do mercado de trabalho na hotelaria após profundas mudanças no setor durante a pandemia.

O primeiro painel do encontro idealizado pela HotelConsult e Hotelier News contará com a mediação de Vinicius Medeiros (Hotelier News) e a participação de Marcelo Boeger (Hospitalidade e Consultoria); Carlos Eduardo Ferraz Netto (Grupo Ferrasa); Cecília Gushiken (Grupo GR) e Pedro Cypriano (Noctua Advisory).

Batizado de O futuro do mercado de trabalho na hotelaria, o painel será um bate-bola entre os especialistas que comentarão novos meios de pensar e fazer a gestão de pessoas. “É importante debater uma nova forma de lidar com os colaboradores. Existe uma tendência de mudança de comportamento desses profissionais, o que exige transformações. Não é possível engajar as pessoas utilizando métodos antigos”, diz Boeger.

O palestrante salienta que a alta volatilidade do setor pede maior senso de pertencimento e contribuição. “Vamos mostrar que as lideranças também têm grande peso na retenção e atratividade de profissionais. A forma como esses executivos tocam o dia a dia, lidam com desafios e realizam feedback impactam a gestão de pessoas”.

Boeger afirma que é preciso olhar para o futuro com outros olhos, principalmente pensando nas gerações mais novas de colaboradores. “Essa revisão de processos, engajamento e valorização são mudanças importantes na hotelaria que demoraram para acontecer em relação a outros mercados”.

Pedro Cypriano

Estratégia não basta, afirma Cypriano

Reflexo nos resultados

Cypriano destaca que o painel também trará a mensagem de que políticas de desenvolvimento de pessoas são essenciais para construir bons times. Na outra ponta, os hotéis precisam ter capacidade de gerar resultados relevantes para investir em seus colaboradores.

“Não basta apenas definir uma estratégia, é preciso resultados para aumentar salários, oferecer benefícios, treinar pessoas e adotar tecnologias que otimizem o dia a dia das equipes”, enfatiza o fundador da Noctua. “São pontos essenciais para que os profissionais atinjam seu potencial em linha com suas capacidades”, acrescenta.

O painel promoverá provocações sobre como os empreendimentos estão performando do ponto de vista financeiro para investir em pessoas, reter talentos e desenvolver times.

O Encontro de Gente Hoteleira está com inscrições abertas até o dia 2 de junho. Mais detalhes e programação completa você confere no link.

(*) Crédito da capa: reprodução/Cambridge

(**) Crédito da foto: Divulgação/Noctua Advisory