O setor de eventos tem como um de seus pilares apresentar tendências de mercado e novas soluções. Na Equipotel deste ano, um dos temas que estará em alta será economia circular. Com o aumento da relevância de iniciativas sustentáveis tanto por parte dos hotéis quanto dos clientes finais, os fornecedores trarão produtos e serviços que prezam pela preservação de recursos naturais.

O relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2023 mostra que para 74% dos viajantes é preciso agir agora e fazer escolhas mais sustentáveis para salvar o planeta. A pesquisa aponta também que esses clientes querem que as agências de turismo ofereçam opções de viagem mais sustentáveis.

“Os consumidores estão cada vez mais atentos às ações relacionadas à preservação nos locais que visitam e os hotéis, pousadas, resorts e prestadores de serviços que não se movimentam nessa direção vêm perdendo a preferência. E isso tem muito a ver com o aumento da valorização da chamada economia circular”, comenta Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

De acordo com o boletim da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a expectativa do turismo no Brasil para este ano é de crescimento de 53,6% em comparação ao ano anterior.

Iniciativas de expositores

Para a feira, a Saga Systems traz um projeto piloto de segurança e acesso para a hotelaria, em que o processo de troca de fechaduras de um hotel na cidade de Cuiabá (MT), recicla todas as peças, com exceção das pilhas que já eram recicladas pelo empreendimento.

“Também temos um projeto de plantio de árvore para cada venda de lotes de fechaduras para nossos clientes, que recebem um certificado com um QR Code, para acompanhar o crescimento dessa árvore. É importante pensar nas gerações futuras, se terão os mesmos recursos naturais que temos hoje, essa é a forma de começar a pensar. Praticar a empatia”, explica Mônica Barranco, gerente de Relacionamentos da Saga Systems.

Já a Office Collection, empresa que cria uniformes para diversos segmentos, doa as sobras de produção para projetos sociais para aplicação em bolsas, roupas de boneca e patchwork (artesanato com retalhos), além de fazer o gerenciamento de resíduos e aquisição de matérias-primas sustentáveis.

“Adotar um modelo de consumo consciente e duradouro é fundamental para as empresas comprometidas com a melhoria do meio ambiente. Incentivar a compra de produtos duráveis e de alta qualidade pode reduzir a demanda por substituições frequentes, diminuindo o desperdício. Além disso, oferecer opções de tecidos sustentáveis e design atemporal em uniformes pode prolongar sua vida útil”, conta Fernanda Banda, gerente de Marketing da Office Collection.

Pensar em todas as etapas da vida de um produto, até o final de sua vida útil e como transformá-lo, reaproveita-lo ou realizar o descarte correto é uma responsabilidade também do fornecedor, explica Fernanda. “Por isso, estamos trabalhando uma nova parceria com uma empresa especialista em logística reversa de uniformes para lançar aos nossos clientes na Equipotel 2023. Vamos apresentar este ano uma linha exclusiva de uniformes produzidos com tecidos ecológicos feitos de garrafa pet e algodão de reuso”.

A 60ª edição da Equipotel acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo e tem papel estratégico para quem busca atualização e novidades sobre o setor. Este ano, a feira contará com 350 expositores e uma programação voltada para conteúdos em diferentes espaços.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Equipotel