O final de ano sempre é um período de altas expectativas para a hotelaria. Um levantamento recentemente realizado pela Decolar revelou aumento de 220% das buscas para as festas de fim de ano em relação às realizadas na mesma época do ano passado. Ainda que a comparação com 2021 costume ser pouco valiosa, este período no segundo ano de pandemia já se encontrava em forte retomada.

No pódium dos destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros, se encontram Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, nesta ordem. Essa informação revela mudança na prioridade dos viajantes do país, com maior preferência por destinos nordestinos. Na mesma época do ano passado, as praças em destaque eram Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.

Outra mudança de comportamento dos turistas brasileiros, em virtude da pandemia, é a maior ousadia na escolha dos destinos. “O brasileiro descobriu o Brasil na pandemia e lugares lindíssimos que eram mais frequentados por estrangeiros agora estão no roteiro”, explica Daniela Araújo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

Fora das capitais, os destinos mais populares neste final de ano são as chapadas da Diamantina (Bahia), dos Guimarães (Mato Grosso) e dos Veadeiros (Goiás), Bonito, Pantanal e a Serra Catarinense.

Destinos internacionais

A alta procura não consiste apenas em destinos nacionais. Desta vez, o destaque fica para Orlando (EUA). Em segundo lugar, ficou Lisboa, seguido de Miami e Buenos Aires disputando o terceiro lugar. “Mesmo com o câmbio desfavorável, estamos vendo uma forte demanda para viagens internacionais”, relata Daniela.

Assim como os destinos nacionais, os internacionais também apresentaram mudanças nas buscas de um ano para cá. Neste mesmo período de 2021, o pódium dos internacionais era composto de Nova York, Orlando e Paris.

(*) Crédito da foto: David Emrich/Unsplash