As férias de julho estão chegando e, na mesma medida em que a animação das crianças aumenta, os pais se programam para o mês. Dicas de atividades para preencher os dias sem aulas, sugestões de lugares para levar os filhos e listas de passeios para fazer em família são alguns dos conteúdos buscados por quem tem crianças em casa.

Viajar, é claro, é uma opção para as férias. No Zarpo, as viagens com crianças representam 77,6% do total de reservas para as férias de julho deste ano (para comparação, reservas com crianças para viajar em abril representam 61,7% do total; em maio, 52,3%; em junho, 55,2%).

Por aqui, nos programamos para os períodos de alta temporada e parte desse planejamento inclui uma análise de preferências e tendências de reserva, tanto de anos anteriores quanto para este ano. A partir dessa análise o cronograma de campanhas promocionais é definido.

Notamos, por exemplo, que, embora o mês de julho seja período de inverno, as principais escolhas dos nossos clientes para viajar são destinos com altas temperaturas no ano inteiro, com destaque para cidades litorâneas da região Nordeste e para o Caribe. Com essa preferência, preparamos a promoção “Inverno 40 graus”, para divulgar viagens para destinos como Bahia, Ceará, Alagoas, Punta Cana, Cancun e Cartagena na estação (para quem se interessar, a ação acontece no Zarpo entre os dias 12 e 18 de maio).

Outra tendência que pudemos observar são os roteiros internacionais. As reservas para destinos internacionais dobraram para o período das férias de julho, comparando 2022 e 2023. Reservas de pacotes com voos, e não apenas de hospedagens, também passaram a representar um percentual maior do total.

Retorno da demanda de viagens

Esse comportamento nos mostra que as pessoas estão cada vez mais confiantes em viajar para lugares mais distantes, que precisam de transporte aéreo – inclusive destinos internacionais, que por tanto tempo tiveram restrições para receber turistas. É uma boa notícia para o setor, especialmente com o fim da emergência de saúde global causada pela Covid-19 declarado pela OMS.

Ao mesmo tempo, sabemos que nem todos conseguem tirar férias para levar seus filhos em viagens longas em julho. Acredito que o setor também pode ter aí uma oportunidade de ofertar viagens curtas, como para o fim de semana, por exemplo, e para destinos e estadias próximos de grandes cidades e que não exijam longos deslocamentos.

Do lado dos hotéis e resorts, a temporada de férias é momento de proporcionar uma experiência inesquecível, com programações recheadas e que sejam pensadas para crianças e também para suas famílias.

Atividades junto à natureza, brincadeiras na piscina e nos espaços infantis, concursos, shows e festas temáticas são algumas das principais programações que acompanhamos ano após ano nos nossos parceiros, um diferencial e tanto. Não à toa, a média de diárias das reservas realizadas no Zarpo para as férias de julho é de 4,7 diárias (mais uma vez para comparação, em abril e maio a média é de 3,4 diárias).

Com as famílias com datas mais flexíveis para viajar no período do recesso escolar (e por mais dias do que nos demais meses do ano) e a vontade de levar as crianças para vivências diferentes e fora da rotina, as férias de julho com certeza devem estar em pauta para diferentes serviços de Turismo.

Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.