Gaetano Galmozzi, chef Palace Hotel Campo dos Goytacazes
(foto: divulgação/Palace Hotel Campos)

Há 24 anos residente no Brasil, Gaetano Galmozzi incorporou o País em seu sotaque, de modo que apenas algumas expressões delatam sua origem italiana. Galmozzi é de Milão e escolheu a gastronomia a contragosto de seus pais, que também atuavam na área. Para eles, o melhor caminho para seu filho seria a área de Letras ou Direito. “Nesse ponto fui rebelde, desobedeci e fui cursar Gastronomia em Florença”.

Por dois anos fez estágio na cidade de Nova York (EUA) em um restaurante tipicamente italiano chamado Paula’s Restaurant. Ao lugar atribuiu grande parte da experiência que adquiriu, uma vez que foi seu primeiro contato com o segmento. “Apesar de ser formado, comecei lavando pratos e só depois de três meses fui para a cozinha. É uma área que pede paciência, saí de lá  como assistente do chef”, detalhou.

Mas não foi por meio da comida que ele desembarcou em terras brasileiras. Simultaneamente com o curso de gastronomia, o profissional também se formou em Letras, tornando-se professor de idiomas italianos. Por meio de uma parceria entre universidades, Galmozzi optou por concluir seu curso no Brasil, pela USP (Universidade de São Paulo).

“Cheguei no Brasil no governo Collor, quando estavam abrindo o País para importação. Essa abertura gerou um leque de opções para chefs da Itália, França e de outros países trabalharem”, conta.

O primeiro hotel em que trabalhou foi em Porto Alegre, depois atuou em um resort no Paraná e por meio de uma seleção recebeu a proposta de ser responsável pela cozinha do Palace Hotel Campo dos Goytacazes (RJ), no qual começou a trabalhar a partir de janeiro deste ano.

Gaetano, que domina a elaboração de pratos da culinária internacional, está com boas expectativas em relação ao novo momento de sua carreira. “Espero que os campistas conheçam um pouco mais da gastronomia internacional e desfrutem de sabores novos e diferentes”, conclui.

Serviço
www.palacehotelcamposrj.com.br