Neste momento de retomada da hotelaria, um dos grandes desafios do setor diz respeito à mão de obra qualificada. Com a pandemia, muitos profissionais passaram a atuar em outras áreas. Assim, com a demanda aumentando significativamente, os empreendimentos hoteleiros precisam reforçar suas equipes para garantir bom serviço. Diante do cenário atual, cabe perguntar: vale a pena contratar profissionais de fora da indústria?

Lucila Quintino, sócia da HotelConsult, diz que a resposta para essa pergunta varia de acordo com o caso e, principalmente, com a necessidade. “Acredito que contratar profissionais de fora da indústria é bastante benéfico para a maior parte dos cargos, porque traz novas visões e práticas”, disse em entrevista ao Hotelier News.

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Lucila: novas necessidades criam novos profissionais

Entre as vantagens da iniciativa, a executiva destaca que, no caso de funções mais operacionais, a adaptação do profissional acontece mais rapidamente. “Ensinar um trabalhador como servir uma mesa, arrumar uma cama ou cuidar do check-in e check-out é sempre mais fácil, porque são tarefas de menor complexidade, mas que refletem diretamente na qualidade do hotel”, completa.

Lucila reforça que o mercado tem se mostrado muito aberto para este tipo de contratação. “É uma tendência que irá continuar. Atualmente, as empresas mais criteriosas na seleção de profissionais avaliam a questão comportamental do colaborador, não só as competências técnicas”, explica.

Desafios

No bate-papo com a equipe do Hotelier News, Lucila pontuou que o tempo de maturação de profissionais de fora do setor hoteleiro é um dos grandes desafios. “Quando pensamos em gerentes gerais, por exemplo, é um cargo macro, que requer profissionais empreendedores, com visão de negócios”, pontua.

“Neste cenário, o empregador precisa ter em mente que o profissional não irá apresentar resultados tão rapidamente quanto um que já faz parte do setor. É necessário paciência. De modo geral, é uma iniciativa extremamente interessante, com novos profissionais ocupando até mesmo cargos de liderança, como revenue manager ou business inteligence“, acrescenta.

Novas experiências

O carioca Leonardo Marques é um dos exemplos de que profissionais podem se reinventar e buscar novas experiências e desafios. Formado em Estatística com mestrado em Administração na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o profissional lecionava Liderança, Relações Interpessoais, Estatística e Cálculo na EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e, durante a pandemia, precisou mudar de área.

Durante a crise sanitária, se mudou para Joinville (SC), onde permaneceu por um ano, trabalhando com qualidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), até se deparar com um anúncio da HotelConsult na internet.

“Eu tinha uma vontade muito grande de trabalhar com hotelaria, mas não tinha oportunidade por conta da falta de experiência. Sempre amei viajar, e queria estar em um hotel não só como hóspede, mas também como funcionário”, explica.

“Me candidatei no processo seletivo da HotelConsult e hoje atuo como coordenador de Recursos Humanos de dois hotéis do Grupo Leceres em Gramado (RS): o Wish Serrano e o Prodigy Gramado”, conclui.

Aos 46 anos de idade, Marques afirma que a mudança agregou positivamente em sua vida. “Eu sou movido a desafios. Ir para um segmento no qual não tinha conhecimento nenhum sempre me pareceu muito enriquecedor enquanto profissional, pois proporciona muito aprendizado”, endossa.

“Na minha vivência, o maior desafio está sendo conhecer a hotelaria a fundo. As nomenclaturas e termos são diferentes, o que leva certo tempo para se familiarizar. Por outro lado, é um negócio dinâmico, que não para nunca, e isso é algo que me atrai bastante”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Aymanejed/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/HotelConsult