Entre os dias 7 e 10 de novembro, acontecerá o Sebrae Conecta Hotelaria. O evento, realizado em parceria com a ABIH-SP, ocorrerá no formato online, das 14h às 17h, e será voltado para hotéis, pousadas, estudantes e demais interessados no segmento.

Serão quatro dias de transmissões online, com o objetivo de debater ideias, tendências e experiências do mercado hoteleiro, um dos setores mais prejudicados pela pandemia da Covid-19, juntamente com o turismo, cujos empreendimentos chegaram a registrar perdas superiores a 80% do faturamento.

No entanto, estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas) sobre os fatores que impactam a competitividade da cadeia de turismo brasileira, em especial os pequenos negócios de meios de hospedagem, apontam que o setor deve alcançar o nível de faturamento pré-pandemia no início do próximo ano. A expectativa é de que as micro e pequenas empresas atinjam o patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e que, a partir do segundo semestre, consolide o crescimento e supere o faturamento do período pré-crise.

Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, explica que este é o momento ideal para os pequenos hotéis e pousadas se prepararem para recuperar o faturamento que foi impactado por conta da pandemia. “Gerir um hotel ou pousada requer planejamento constante e atenção a diversos detalhes, do atendimento aos custos fixos, que são muitos”, diz.

“Buscar capacitação é sempre uma excelente alternativa para os empreendedores se manterem atentos às tendências e alinhados ao momento do mercado e ao comportamento dos hóspedes. É preciso estar conectado às demandas deste novo perfil de consumidor para seguirem competitivos”, completa.

Ricardo Roman Jr, presidente da ABIH-SP, complementa o raciocínio de Hussni e reforça a importância do Conecta Hotelaria para o setor. “A troca de experiências e o apoio de consultores qualificados são indispensáveis ao desempenho dos empreendimentos”, comenta.

Programação

O Conecta Hotelaria tem sua programação dividida em quatro temas e terá palestras sobre o mercado, orientações de “como fazer” e apresentação de cases de sucesso.

No primeiro dia, o tema será Comportamento do Consumidor na Área de Serviços, com palestra sobre o comportamento do turista no pós-pandemia, orientações sobre como os micro e pequenos empresários podem atender a esse novo turista, e boas práticas com o Sheraton SP WTC Hotel.

Já no segundo dia, será a vez de discutir a gestão eficiente com palestra voltada para as novidades da hotelaria, orientações sobre como implementar a gestão eficiente nos negócios e boas práticas de compras compartilhadas com a ABIH.

O marketing digital será o foco do terceiro dia, quando o tema será discutido em palestra. Os participantes receberão também orientações sobre check-in para o digital e conhecerão o case da Pousada Vivendas Sol e Mar, de Caraguatatuba (SP).

Por fim, no último dia o foco estará no associativismo, com palestra sobre como o modelo pode ser um fomentador de oportunidades. As orientações serão direcionadas à atuação em conjunto para o desenvolvimento do destino turístico, com um case de experiência de Espírito Santo do Pinhal (SP). Por fim, as boas práticas de trabalho da ABIH-SP terão destaque no encerramento do evento.

SERVIÇO

Conecta Hotelaria

Datas: 07 a 10 de novembro de 2022

Horário: 14h às 17h

Inscrições gratuitas: Link

Transmissão online: Sebrae Experience – Link

As pessoas inscritas receberão o link de acesso da plataforma Sebrae Experience pelo e-mail e/ou WhatsApp cadastrado(s).

(*) Crédito da foto: OrnaW/Pixabay