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Iniciar um negócio de marketing digital voltado para o turismo em meio à pandemia pode parecer ousado demais. “Mas é justo neste momento de crise que se diferenciar dos concorrentes é vital para a sobrevivência, e o marketing digital ajuda a fazer isso”, explica o especialista no assunto Luc Guilhamon, cofundador do metabuscador de voos Viajala.com.br e também da plataforma de marketing de performance Equeco.

“Quando se trata de obter um clique do Google ou de outros mecanismos de busca, os resultados orgânicos ficam muito aquém de uma tonelada de diferentes formatos de anúncios pagos. Destacar-se desses anúncios é um desafio diário para a maioria das empresas”, avalia Guilhamon.

Gerenciar orçamentos de milhões de dólares em empresas como Expedia, Shopzilla (agora Connexity) e, mais recentemente, no próprio Viajala, o levou a criar uma ferramenta de marketing de busca que resolve esse problema automaticamente.

“Quando a pandemia praticamente paralisou a indústria do turismo, a alta performance dos anúncios do Viajala aguentou as pontas enquanto vimos empresas de turismo com processos manuais desaparecerem do mercado. Foi quando percebemos que poderíamos criar um novo negócio e ajudar outras empresas a escalar suas campanhas de marketing, melhorar significativamente seu ROI e sobreviver à crise”, diz Guilhamon.

A empresa lançou o Equeco, a plataforma de automação de campanhas de alta performance desenvolvida pelo Viajala e já utilizada internamente na startup. “Trata-se de limitações humanas. O trabalho de uma equipe de marketing humana pode escalar campanhas até um certo nível, mas as ferramentas automatizadas certas podem lidar com milhares de operações diárias, escalando além dessas limitações, evitando erros manuais e economizando dinheiro e tempo da equipe”, diz o especialista.

Segundo o executivo, a maioria das empresas de publicidade tem dificuldade em dimensionar suas campanhas de busca e há muitas razões para isso: falta de experiência, possibilidades de crescimento limitadas pelo ROI atual, falta de ferramentas para automatizar… Isso significa que hoje em dia a maioria das companhias não aproveita ao máximo a grande oportunidade que o marketing de anúncios de pesquisa oferece.

Turimo - city express

City Express viu resultados no primeiro mês

Case hoteleiro

A empresa pública City Express by Marriott é um ótimo exemplo no segmento de turismo. A rede hoteleira que mais cresce no México, com 150 hotéis, não tinha ferramentas para gerenciar com eficiência a perda de lucratividade devido à pandemia. Em fevereiro de 2021, eles escolheram a Equeco para automatizar totalmente o gerenciamento de suas campanhas de anúncios de pesquisa, e a melhoria da qualidade resultante nas palavras-chave e na segmentação de anúncios levou a um aumento de 80% em seu ROA já no primeiro mês.

A Equeco também trabalha com a Vio.com (ex Findhotel), mercado global de hospedagem com 2 milhões de reservas anuais. Eles fizeram um teste A/B de três meses da Equeco e perceberam um aumento de 35% na conversão nessas campanhas; Desde então, a plataforma cresceu para gerenciar dinamicamente milhões de palavras-chave para eles em cinco continentes.

“O que fazemos é eliminar as suposições de palavras-chave, os ‘palpites’, os ‘chutes’, descobrindo os termos que pessoas reais de fato pesquisaram e que mostram a intenção real de comprar os produtos”, afirma o executivo.

Essas palavras-chave são automaticamente transformadas em anúncios relevantes que podem ser conectados diretamente às campanhas de marketing atuais sem trabalho manual. “Quando a empresa quer lançar um novo produto ou um novo país, a Equeco resolve sem a necessidade de uma longa reunião para tentar adivinhar o que promover naquele local”, conclui Guilhamon.

A Equeco é um produto nascido em decorrência da pandemia. De acordo com seu criador, a crise obrigou a empresa a sair da zona de conforto e ir além. Agora, a plataforma capacita agências de viagens globais, metabuscadores, redes hoteleiras e startups B2B para que possam esperar ainda mais crescimento no mundo pós-Covid.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Viajala

(**) Crédito da foto: Divulgação/Marriott