Na hotelaria, a experiência é um dos carros-chefes. Os viajantes procuram mais do que um lugar para descansar e os hotéis respondem a essa demanda, criando experiências envolventes com tecnologia, como imersões com realidade aumentada e realidade virtual, que se expandem para a indústria de viagens como um todo, buscando superar até mesmo as expectativas dos hóspedes mais exigentes, aponta o Hotel Management.

A rápida evolução dessas tecnologias tem o potencial de revolucionar a experiência dos hóspedes, e a hotelaria aproveitou a oportunidade para reimaginar como os hóspedes interagem com as suas propriedades desde o momento em que confirmam uma reserva até o checkout.

Aplicações da realidade virtual

O aumento da busca por personalização baseada em dados está remodelando os serviços hoteleiros. Hoje, os hotéis usam recursos como check-in e checkout digitais, amenities inteligentes, controle de temperatura, iluminação e outros recursos nos quartos.

Recomendações personalizadas permitem aos hotéis utilizar dados recolhidos por realidade aumentada ou virtual para monitorar as preferências dos hóspedes. Hoje, a Hyatt Hotels usa esses recursos, convidando os hóspedes a visitar propriedades remotamente, explorar quartos e conferir comodidades.

Além disso, a rede usa um aplicativo de realidade virtual gamificado para dar aos funcionários em potencial uma ideia do que uma carreira na indústria hoteleira pode envolver. Já a Hilton usa seu novo programa de treinamento em realidade virtual para ensinar empatia aos membros da equipe corporativa, financeira e de marketing. Com isso, as reclamações dos clientes caíram mais de 70%, consequentemente aumentando a satisfação.

Realidade aumentada

Situada na vanguarda das interações personalizadas com os hóspedes, a tecnologia de realidade aumentada na hotelaria facilita a orientação sem estresse e experiências satisfatórias e pode ajudar os empreendimentos a proporcionar estadas mais interessantes e impactantes.

A indústria hoteleira também utiliza esta tecnologia para permitir a conectividade sem fio de smartphones para seus hóspedes. Atualizações de manutenção, informando os hóspedes por meio de um aplicativo para saber sobre áreas, como piscinas ou academias, temporariamente fechadas para manutenção e quando serão reabertas são alguns dos benefícios, além de quartos de hotel interativos onde os hóspedes podem aprender mais sobre a história, obras de arte e artistas do empreendimento e muito mais.

(*) Crédito da foto: nickross2021/Pixabay