Claudia Cardillo estreia como articulista do Hôtelier News
(foto: divulgação/arquivo pessoal)

A partir de agora, temos neste espaço um canal de comunicação para falar sobre assuntos que, no seu dia-a-dia podem mudar a sua vida. E para inaugurar essa coluna falo sobre um tema que eu acredito ser um dos mais importantes para ser feliz – descobrir a sua missão de vida e os 4 pontos de equilíbrio para tornar-se mais feliz!

Quantas vezes você já pensou e sentiu que não é feliz? Quantas vezes já buscou respostas para conseguir definir o que está faltando, além da sensação de vazio e frustração de chegar a lugar nenhum? 

Como projetar o futuro, para que a felicidade seja plena em sua vida? 

A maioria das pessoas não encontra as respostas sozinho, porque ao contrário do que muita gente pensa, a felicidade não está no riso fácil, em bares, festas, na beleza, no ego ou nas mídias sociais. A felicidade real, verdadeira, não usa máscaras. Ela caminha alinhada com um propósito maior, uma missão de vida.

Viva com mais felicidade! 

A felicidade é uma grande conquista, é viver com plenitude, é um libertar-se do aspecto egóico de si mesmo, para olhar para os outros dentro da sua missão de vida. Mesmo que você trabalhe no que ama fazer, o que está faltando para que a vida faça sentido de verdade? Qual é o trabalho dos seus sonhos?

Quais os seus objetivos? 

Se você não viver o seu propósito de vida e simplesmente “deixar a vida te levar” até atingir o máximo do seu limite, certamente a depressão, a ansiedade pela falta de ação, se tornará em um grande desânimo de viver. Em algum momento a baixa autoestima, vai leva-lo a insatisfação, rejeição e às doenças psicossomáticas.

Mas, se não fomos ensinados a pensar em nossas vontades e desejos, se não fomos treinados para despertar nossas capacidades e qualidades, se não somos capazes de descobrir as nossas grandes paixões para vivermos com prazer, o que devemos fazer?

 

"A felicidade foge de quem a busca.

Ela provém só do interior"

Mahatma Gandhi

Planeje e projete sua vida! 

Muitas vezes um projeto se inicia com uma ideia, uma frase, um pensamento. Antes de pensar em como fazer, em como mudar a sua vida, você deve refletir “por que” mudar? O que você quer para você e quais são as suas expectativas nos 4 pontos de equilíbrio –  Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida?

Assim, ao definir por onde começar, você define a direção, a rota, as ações, as estratégias que deve realizar e executar ao longo do percurso. Como um barco que sai em busca de novos destinos turísticos, você deve traçar a sua rota, o mapa da sua vida. Comece de onde sair para onde quer chegar, que caminhos deve trilhar, em quanto tempo quer chegar, quais os tempos de pausa, desafios, dificuldades a serem superados e quais os talentos e habilidades que você precisa desenvolver para atingir seus objetivos.  

Aproprie-se de você! Ninguém chega a lugar nenhum sem autoconhecimento, sem conhecer as suas qualidades, virtudes, competências, habilidades e limites. Assuma o controle da sua vida. Faça suas escolhas com consciência nos seus pontos de equilíbrio!

Inspire-se em modelos vencedores e seja a melhor versão de si mesmo! 

Eu proponho você fazer uma pausa no seu dia, esvaziar a sua mente, e realizar um exercício muito prático que pode ajudar a começar:

Faça o Mapa da Vida. Essa ferramenta de coaching avalia cada área importante de sua vida para descobrir quais são as áreas satisfatórias e quais precisam de atenção, elencar prioridades e fazer um planejamento para atingir um novo equilíbrio. O mapa de Vida é dividido em 4 importantes categorias que são os 4 pontos de equilíbrio – Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida.

1.    Imprima. 
2.    Comece do centro para a borda, dê uma nota de 0 a 10 quanto ao seu grau de satisfação com o que você já conquistou para cada área. O Mapa da Vida é maleável, portanto você pode trocar as áreas dentro das categorias.
3.    Quando terminar de dar as notas, ligue os pontos e avalie. 
4.    Qual a nota que apresenta maior insatisfação? Quais as áreas de maior satisfação? Na avaliação geral, há equilíbrio entre as notas?
5.    Com os pontos ligados o mapa da vida está pronto, o próximo passo é refletir e traçar um plano de ações para conquistar maior equilíbrio e satisfação.

O resultado pode ser surpreendente! 

Há uma grande oportunidade de melhoria, de autoconhecimento e transformação no exercício. Quando você se auto avalia, você percebe que está dedicando muito tempo e atenção a áreas que poderiam ser melhor desenvolvidas ou ao contrário você percebe as áreas de sua vida que precisam de maior atenção, de maior desenvolvimento, estudo, esforço e você se motiva a conquistar notas maiores.

Quando você consegue se equilibrar, se harmonizar melhor consigo mesmo e com as pessoas próximas de você (família, trabalho, relacionamentos, dinheiro e hobbies), você se apropria das suas capacidades, de quem você é, do que você quer e caminha no sentido de descobrir a sua missão de vida.

Eu acredito que, quando vivemos plenamente a nossa missão de vida com um propósito maior, com os objetivos e metas bem definidos somos capazes de alcançar o novo. O novo é transformador e renovador, repleto de conquistas e vitórias extraordinárias em todas as áreas da nossa vida.

Hoje eu vivo com muita gratidão, porque entendi que a minha missão de vida, é inovar, promover uma mudança positiva seja em uma pessoa, em uma transição de carreira, em um lugar de trabalho, em um ambiente de casa. Com as ferramentas certas posso acompanhar pelo coaching, palestras e cursos o crescimento, a transformação e amadurecimento dessa nova fase de vida. 

O Coaching é um processo de mudança e transformação de pessoas, de profissionais em líderes, por meio da utilização de ferramentas validadas cientificamente é capaz de acelerar o alcance dos resultados. Aliado à PNL, o Coaching pode desenvolver o autocontrole, o aprimoramento de competências, habilidades, capacidades de comunicação e negociação, evolução do uso de inteligência analítica e emocional que levam a pessoa e o profissional ser um líder atingindo seus objetivos.

Seja a sua melhor versão!

—–

* Claudia Cardillo é especialista em Live Marketing. É Coaching, Palestrante e Articulista.
Com experiência de 25 anos nas áreas de comunicação, marketing e eventos, faz assessoria e executa projetos com foco em Planejamento Estratégico, Inteligência de Marketing, Formação de Equipes, Treinamentos Customizados de Marketing, Vendas, Eventos, em Captação de Recursos para projetos proprietários e outros assuntos como Estilo & Imagem Corporativa para Empreendedores, Marketing Pessoal e Dress Code.

Graduada em Relações Internacionais e Personal Professional Coaching. Desde 2013 é Coach de Carreira para Transição, Alinhamento, Decisão de Carreira e Preparação para Entrevistas. Atua também como Life Coaching nas áreas de Coaching de Emagrecimento, Coaching para Noivos e Casais, Coaching de Bem Estar & Saúde e Spiritual Coaching. Escreve para vários blogs.

Contato
claudiacardillo.wixsite.com/coaching
[email protected] 
br.linkedin.com/in/claudiacardillo