Localizado no Rio de Janeiro, o hotel Windsor California acaba de anunciar Alex Gonçalves como novo chef. O profissional assumiu a cozinha com o objetivo de elaborar – para o novo cardápio, que será lançado em breve – pratos contemporâneos com ingredientes brasileiros aliados às culinárias francesa e italiana, expertise que adquiriu em experiências anteriores. A nova estratégia do hotel segue a tendência global de valorização da gastronomia como diferencial na experiência do hóspede.

“Estou muito feliz com essa nova fase da minha carreira. Desde meu início, foi um grande aprendizado com todos esses chefs e é isso que estou implementando no Windsor California. Defino o nosso cardápio como contemporâneo livre, misturando gastronomias”, destaca Gonçalves.

“E claro, não faltarão os pratos da nossa culinária, mas com um tempero mais rústico. Uma das novidades será o bacalhau grelhado com pimentões tostados, acompanhado de purê de grão de bico”, acrescenta o novo chef do empreendimento.

Alex Gonçalves: carreira

Gonçalves iniciou sua carreira na gastronomia em 2008, como ajudante de cozinha em uma churrascaria, na qual também atuou como garde manager. Já em 2011, deu seus primeiros passos na hotelaria, como ajudante de cozinha do restaurante Skylab, no Othon Palace Hotel. Lá, trabalhou ao lado do chef francês Jean Yves Poirey, com quem preparou seu primeiro prato: filé mignon ao molho poivre vert e batata gratin.

Dois anos depois, foi trabalhar no Miramar Hotel by Windsor, com o chef Paulo Góes, que saiu da unidade em 2014. Assim, Gonçalves foi promovido a cozinheiro. Em 2020, começou sua trajetória no Windsor California, passando por funções como supervisor, subchef e assumindo, recentemente, a cozinha da unidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Windsor Hotéis