A partir de hoje (3), a apresentação do passaporte de vacinação passa a ser obrigatória em hotéis, pousadas e academias de ginástica do Ceará. A medida, anunciada por Flávio Ataliba, secretário estadual executivo de Planejamento e Orçamento, visa garantir a retomada segura das atividades turísticas e evitar uma nova onda de casos de Covid-19.

O passaporte já era exigido no estado desde o dia 15 de novembro para a entrada em restaurantes, bares e eventos de qualquer natureza, após decreto publicado pelo governo do Ceará.

De acordo com Ataliba, a determinação vinha sendo discutida nos últimos dias com diversos representantes dos setores. “Durante esta semana, conversamos com os representantes do setor de hotéis, pousadas e afins, bem como o ramo de academias. A ideia de ter essas conversas é ampliar o passaporte de vacinação para esses segmentos”, afirma em entrevista ao G1.

“Tem sido uma constante durante todo esse período da pandemia, como orientação do governador Camilo Santana, o diálogo permanente com esses setores sempre que nós formos tomar alguma medida”, complementa.

ABIH-CE: exigência visa transformar o Ceará em destino seguro

Em entrevista ao Hotelier News, Régis Medeiros, presidente da ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará), mostrou-se favorável à medida. “Nós fomos chamados pelo governo e essa determinação atua no sentido de sermos considerados um destino seguro para os turistas. Nossa ideia é usar isso como ferramenta para fomentar um processo de retomada com menos riscos”, pontuou.

Medeiros destaca ainda que a exigência do passaporte de vacinação não deve afetar de forma negativa a recuperação do setor hoteleiro, visto que o número de pessoas que decidem não se vacinar é muito pequeno.

“São poucas as pessoas que não querem se vacinar, então eu prefiro encarar isso de maneira positiva, porque é uma segurança a mais, para que os turistas se sintam mais confiantes de estar nos hotéis do Ceará”, complementa.

A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária do estado, vinculada à Sesa-CE (Secretaria Estadual de Saúde do Ceará), que atuará no sentido de garantir a manutenção dos protocolos de segurança.

(*) Crédito da foto: marcelinosmota/Pixabay