Nos arredores da Avenida Paulista, o prédio onde atualmente opera o Capcana Hotel faz parte da hotelaria local há 20 anos. Antes sob a chancela de bandeiras de grandes redes, a propriedade hoje atua de forma independente. Entendendo as mudanças de mercado, assim como as novas necessidades do consumidor, o empreendimento está em fase de transformações pautadas em investimentos estruturais e adoção de tecnologias.

A reportagem do Hotelier News fez uma visita ao hotel, conduzida por Antonio Vital Jr., proprietário do imóvel e presença constante no dia a dia do Capcana. O executivo conta que, em 2023, foram injetados R$ 2 milhões em reformas estruturais. Para 2024, mais R$ 2 milhões serão desembolsados para concluir o retrofit da propriedade.

“Todos os investimentos são próprios. Vamos chegar a R$ 4 milhões aportados em melhorias estruturais, que vão desde encanamentos até a fachada. Nossa expectativa é concluir as obras ainda este ano. Saímos da etapa de questões mais técnicas e agora partimos para a fase de embelezamento do hotel”, conta Vital.

Impulsionado por grandes eventos na cidade, além da retomada do segmento corporativo, o Capcana Paulista encerrou 2023 acima do esperado. A receita foi 76% superior ao performado no ano anterior com a ajuda do aumento nas reservas diretas.

“Tivemos esse ponto de virada em nossa distribuição. Não dependemos mais tanto de terceiros, o que é fruto do nosso investimento em tecnologia. Conseguimos trabalhar uma base de dados de 10 anos para atrair esse público direto via site e Instagram”, revela Vital.

Se em 2022, os canais diretos representavam R$ 60 mil em vendas mensais, o valor saltou para R$ 150 mil em 2023. “Hoje, as vendas diretas são responsáveis por cerca de 40% das nossas reservas, mas queremos chegar a 60%”, aponta o executivo.

Salto em diária média

Com as reformas e melhorias, o Capcana pretende saltar de R$ 380 para R$ 500 em diária média. E a fidelização está por trás dos planos do hotel. Vital explica que um sistema de CRM foi implementado, além de promover treinamentos constantes para alimentar uma base de dados robusta de clientes.

“Queremos captar essas informações de maneira mais assertiva. Muitas vezes, os dados se perdem porque a recepção deixa passar. Então, estamos investindo em treinamentos para consolidar essa base, trabalhar esses clientes e atrair mais demanda”, continua o proprietário.

Automatizar processos, como a adoção do web check-in, também faz parte das projeções do Capcana para 2024. “Nossa meta é crescer em 15% em receita bruta este ano”, diz Vital. “O calendário com menos feriados nos beneficia e acreditamos que o incremento na diária média, por mais que seja desafiador, nos trará resultados melhores que 2023”, acrescenta.

Serviços terceirizados

Outro diferencial do empreendimento são seus serviços terceirizados. Além do spa na cobertura e um salão de beleza— ambos abertos ao público externo, a gastronomia atua como um chamariz para hóspedes e passantes.

O Zaytún serve uma culinária libanesa autêntica no almoço, jantar e também no room service. O Capcana, que recebe apenas o valor da locação, garante que o restaurante tem peso considerável na experiência do cliente.

“É uma gestão que chama o cliente, promovendo noites musicais com música típica libanesa e até mesmo rodas de samba. O restaurante agrega muito em nossa operação, traz vida ao espaço e ajuda a elevar nossa ocupação”, finaliza Vital.

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News