Em levantamento divulgado recentemente pelo CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), a ocupação hoteleira na região durante o mês de junho foi de 56,59%. O indicador, apesar de estar abaixo dos 58,54% registrados em maio, supera junho de 2021, período no qual o percentual de ocupação foi de 48,89%.

A retração, considerada pequena, é vista como normal pelo setor para o período, quando também há queda no volume de eventos, especialmente corporativos e de negócios. Esse comportamento normalmente se estende até o mês seguinte, com as férias escolares, e volta a se recuperar a partir de setembro.

Segundo o CRC&VB, a recuperação da hotelaria da região se mantém em alta desde o segundo semestre de 2021. “Nos meses de junho e julho, com as férias escolares, os eventos diminuem, uma vez que a procura neste período é para o turismo de lazer, que representa menos de 20% dos hotéis da região metropolitana de Campinas”, explica Vanderlei Costa, presidente da entidade.

Expectativas

Apesar do recuo da ocupação, Costa reforça que a demanda por espaços para eventos corporativos ainda está forte, consequência do represamento de dois anos. “O último levantamento divulgado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) Contínua de Turismo 2020/21 reforça essa percepção”, explica.

“Nestes dois anos de pesquisa, o estado de São Paulo há havia sido o destino mais buscado pelos viajantes brasileiros, com uma em cada cinco viagens (20,6%), movimentando R$ 1,8 bilhão em gastos. E estes números deverão ser ainda melhores neste ano”, finaliza.

Em relação à diária média, o levantamento apontou tarifa de R$ 262,13 durante o mês.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB