A retomada de shows, eventos corporativos, turismo e festas tem garantido bons indicadores para a hotelaria da região metropolitana de Campinas (SP). Em maio, a ocupação média dos hotéis chegou a 58,54%, a maior desde janeiro de 2019 – que registrou 58,49% – segundo levantamento realizado pelo CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau). O resultado positivo também vem sendo sentido na diária média, que atingiu R$ 265,73 no período.

Ainda de acordo com a entidade, os eventos corporativos presenciais respondem, atualmente, por 80% do faturamento do setor hoteleiro. A demanda reprimida por festas, casamentos e turismo convencional nos últimos dois anos, impulsionou o avanço das taxas de ocupação – que já vinha sendo sentido desde fevereiro – nos empreendimentos da região.

A diária média, por outro lado, ainda está abaixo do ideal estimado pelos empresários da hotelaria, de R$ 290,00.

Expectativas

Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB, prevê números ainda melhores para os próximos meses. “Temos hotéis associados com capacidade próxima a 100%, e espaços de eventos já fechados para os próximos meses”, pontua.

“Falando em eventos, temos vários confirmados para o segundo semestre em toda a região, o que atrai milhares de turistas e reflete diretamente na rede hoteleira. No mês passado, tivemos a sanção da Lei dos Eventos em Campinas, fator importante para a desburocratização do setor e que vai estimulá-lo ainda mais”, finaliza.

(*) Crédito da foto: CRC&VB