A hotelaria da região metropolitana de Campinas (SP) registrou ocupação de 46,73% em fevereiro, apontam dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau). O desempenho apresentou leve alta frente ao mês anterior, quando o indicador encerrou o período com taxa de 43,75%.

A entidade apontou ainda uma considerável diferença na taxa média de ocupação entre os hotéis econômicos e midscale. Segundo o levantamento, os dois segmentos registraram, em fevereiro, percentuais de 51,83% e de 41,62%, respectivamente.

Fonte de atenção para todo mercado hoteleiro em função da pressão inflacionária, a diária média cedeu 0,63% frente ao mês anterior, encerrando fevereiro a R$ 228,53. Vale registrar que os primeiros meses do ano, marcado pelo Carnaval e férias escolares, usualmente é mais fraco para a hotelaria local, que tem forte demanda corporativa e de eventos.

Por este motivo, a entidade vê os números com certo otimismo. A expectativa é que, a partir deste mês, os indicadores de ocupação melhorem diante da retomada da demanda corporativa, bem como de eventos.

Impacto da guerra

O recuo verificado na tarifa média frente aos valores de janeiro, que também foram abaixo dos níveis pré-pandemia, pode ser explicado pela recente alta dos preços nos insumos e serviços. “Em fevereiro, ainda não é possível verificar os impactos da alta de preços da guerra do Leste Europeu e o recente reajuste no valor dos combustíveis, que certamente deixarão as margens do setor ainda mais apertadas nos próximos meses”, explica Vanderlei Costa, presidente da CRC&VB.

Ainda assim, o executivo mantém expectativa sobre retomada do setor na região, mas com ressalvas quanto aos possíveis impactos do conflito na economia brasileira no médio e longo prazos. Isso porque a inflação mais alta tende a afetar o poder aquisitivo do consumidor, bem como da política de investimentos das empresas para os eventos corporativos.

Segundo Costa, todos esses fatores influenciam diretamente na taxa de ocupação dos hotéis, bem como das salas de eventos e de centros de convenções, repercutindo ainda em cerca de outros 40 setores.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB