A hotelaria na RMC (Região Metropolitana de Campinas) encerrou o mês de setembro com motivos para comemorar. Os bons resultados foram impulsionados por eventos corporativos, feiras e atrações de grande público, como a Expoflora e o Jaguariúna Rodeo Festival.  

De acordo com dados da pesquisa mensal realizada pelo CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), a taxa de ocupação média atingiu 61,94%,  aumento em relação ao mesmo mês do ano anterior, que registrou 59,55%. O desempenho marca o segundo melhor resultado de 2023.

Os números revelam, ainda, que o segmento econômico atingiu uma taxa de ocupação de 67,54% em setembro, superando os 65,07% de agosto. Na categoria midscale, a ocupação média foi de 56,33%, em comparação com os 54,40% registrados no mês anterior. O indicador só foi superior em março, quando chegou a 62,15%.

Além da ocupação, outros indicadores também apresentaram melhorias. A diária média alcançou o valor de R$ 399,78, o melhor do ano até o momento, e o RevPar chegou a R$ 204,75. A taxa média anual de ocupação acumulada cresceu em todos os segmentos, encerrando setembro em 62,19%, acima dos 61,89% registrados em agosto.

O diretor de Hotelaria do CRC&VB, Douglas Marcondes, destacou a importância dos eventos corporativos, culturais, educacionais e shows musicais na região. “Eventos atraem um grande número de turistas, movimentando os meios de hospedagem em toda a região, impactando de forma positiva os bares e restaurantes, geram empregos e injetam recursos financeiros em toda a economia regional”, explica.

Marcondes enfatizou a necessidade de políticas para atrair mais shows e eventos, promovendo o desenvolvimento sustentável e consciente da região. “Por essa razão, é importante pensarmos em políticas para atração de mais shows e eventos, de forma a dinamizar destinos que atraem pessoas, viajantes e turistas, permitindo o desenvolvimento sustentável e consciente”, defende.

Expectativas

O presidente do CRC&VB, Vanderlei Costa, expressou sua expectativa de que a ocupação continue aumentando nos próximos meses. “Os eventos corporativos ainda se mantém aquecidos e para o final do ano os hotéis já começam a se preparar para as festas de réveillon e formaturas.”

Costa lembrou, ainda, que o turismo desempenha um papel fundamental na geração de riqueza, representando quase 10% do PIB paulista e gerando 2,3 milhões de empregos em 52 setores econômicos. A região é especialmente atraente para o turismo de negócios, sendo o quinto destino mais procurado pelas empresas no Brasil devido à sua infraestrutura e à presença de mais de 500 multinacionais no eixo que se estende de Jundiaí a Ribeirão Preto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Campinas e Região Convention & Visitors Bureau