A riqueza histórica e cultural de Minas Gerais vem atraindo a atenção do Vila Galé. Após anunciar o desenvolvimento de um hotel em Ouro Preto, com investimentos de R$ 120 milhões, a rede portuguesa estuda a possibilidade de construir uma propriedade em Brumadinho, próximo a Inhotim.

Segundo divulgado pelo Estado de Minas Gerais, Jorge Rebelo Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro, esteve na cidade na última quarta-feira (29) para visitar terrenos e estudar a viabilidade do desenvolvimento de um novo empreendimento.

“Quero interligar o século 18, com o patrimônio histórico de Ouro Preto, com o século 21, com as encantadoras obras de arte contemporâneas de Inhotim, em Brumadinho. São dois destinos que me encantei ao visitar Minas. Um estado com muita história e arte”, disse o executivo do Vila Galé.

No ano passado, o empresário português chegou a fazer uma proposta ao Instituto Inhotim para instalar um resort dentro do maior museu a céu aberto da América Latina. “É um lugar cultural incrível, fiz a proposta de abrir um resort lá dentro de Inhotim. Infelizmente não deu certo”, lamentou Almeida.

De acordo com Alcimar Barcelos, secretário de governo de Brumadinho, o executivo visitou quatro terrenos e se interessou por um a quatro quilômetros (km) de Inhotim. “Jorge Rebelo se encantou com o local. O terreno tem 10 hectares, que fica no alto do morro e com muito verde ao redor, tem vista espetacular. Lá do alto tem visão da Serra da Moeda, da cidade e vista para o lago da represa do Rio Manso. Tanto que a proposta dele é construir todos os 200 quartos do novo resort de campo de frente para o lago”, comentou.

A visita ao terreno escolhido contou com a presença de Bárbara Barros Botega, secretária adjunta de Comunicação de Minas e Ana Amélia, da agência governamental Invest Minas. Barcelos afirmou que a prefeitura de Brumadinho tem interesse em adquirir o espaço, que pertence ao empresário Bernardo Paz.

“Nós temos um problema sério na cidade que é a oferta hoteleira. A vinda do Vila Galé para Brumadinho é o nosso sonho. O resort vai alavancar a permanência dos turistas na cidade e estourar o turismo na região”, avaliou o secretário.

vila-gale-dom-bosco

Vila Galé Collection Ouro Preto ocupará o prédio do antigo colégio Dom Bosco

Investimentos robustos no estado

Com a propriedade em Ouro Preto e o empreendimento em Brumadinho, o Vila Galé se destaca como um grande investidor no estado mineiro. Bárbara foi a intermediadora da chegada do grupo português a Minas Gerais, viabilizando as negociações para a implantação do Vila Galé Collection Ouro Preto.

“O governo de Minas tem trabalhado intensamente para atrair investimentos no setor do turismo. Um resort como o Vila Galé em Brumadinho impactará sobremaneira a região, diversificando a economia local, gerando emprego, renda, e contribuindo muitíssimo para divulgação do destino Minas, sobretudo no cenário internacional. Torcemos para que se viabilize e seja implementado o quanto antes”, enfatizou Bárbara.

A reportagem do Hotelier News entrou em contato com a assessoria de imprensa da rede portuguesa, que afirmou que o grupo está estudando a viabilidade. “Por enquanto, ainda não tem nada definido, mas estamos otimistas”.

(*) Crédito da capa: Bárbara Barros Botega/Secom

(**) Crédito da foto: Divulgação/Iphea