Bourbon - Logo_promo

A adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) visando uma operação mais sustentável é cada vez mais comum na hotelaria. Neste sentido, a Bourbon Hotéis & Resorts segue reforçando o foco nessa agenda, trabalhando diversas iniciativas para reduzir o impacto ambiental, trabalhar questões sociais e apoiar a comunidade.

Um dos grandes destaques da rede é a utilização de energias provenientes de fontes limpas, renováveis e rastreáveis, com certificação internacional (I-REC) já garantida até 2026 para o Bourbon Atibaia (SP) e Bourbon Foz do Iguaçu Thermas Eco Resort (PR). Visando conter o aquecimento global, muitas empresas assumem o compromisso de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o CO².

O programa de certificação internacional é uma forma de comprovar a origem da emissão de carbono das unidades com base no consumo de energia. Atualmente, a fonte de energia renovável dos resorts da Bourbon é hidroelétrica. Com a mudança para alternativas renováveis, os empreendimentos já deixaram de emitir mais de quatro toneladas de CO².

“Ao adquirirmos o certificado I-REC, internacionalmente reconhecido e auditado, a rede Bourbon garante que os resorts do grupo consomem energia limpa e renovável, como uma das formas de contribuir com a proteção do meio ambiente. Cada vez mais, estamos engajados e comprometidos com questões que envolvem a sustentabilidade e temos algumas outras ações em nossa rede hoteleira, como hortas orgânicas, sistemas de compostagem, entre outras”, diz Annie Morrissey, diretora de Vendas da Bourbon Hotéis & Resorts, e que também coordena o projeto ESG do grupo.

Expandindo a iniciativa

Atualmente, a Bourbon possui 24 unidades espalhadas pelo Brasil e também na Argentina e Paraguai. Com isso, tem o compromisso de expandir o projeto sustentável para outras propriedades da rede, com o objetivo de chegar a 14 até o fim de 2024. “A rede tem como uma de suas prioridades a excelência nos serviços e no atendimento, sempre em busca da satisfação de nossos clientes. Mas isso não se limita a atender bem as pessoas”, explica Nilton Camillo, CCO da companhia.

“Buscamos sempre ampliar isso, pensando na sustentabilidade inserida no negócio e fazendo parte do cotidiano das nossas operações. Há muito tempo, desenvolvemos projetos relacionados com governança, meio ambiente e social em nossas unidades, causando impacto direto ou indireto e criando conscientização em todos os envolvidos no processo. Cada vez mais, buscamos fortalecer e ampliar essas iniciativas dentro da nossa rede”, complementa o executivo.

Além da aquisição de I-RECs, os resorts também já possuem outras iniciativas de eficiência energética para uso racional dos recursos. Entre elas, se destacam a instalação de sensores, lâmpadas de LED, passando pela implementação da automação nos prédios, modernização de elevadores, retrofit nos sistemas de ar-condicionado, instalação de carregadores veiculares, entre outras.

Outras iniciativas

Horta e pomar orgânicos: a importância dada à preservação ambiental sempre se fez presente no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. Localizado em meio a uma reserva de mata nativa, o empreendimento busca adotar práticas sustentáveis desde sua construção e procura contribuir com a redução dos impactos ambientais.

O empreendimento possui uma série de ações sustentáveis, entre as quais se destacam a horta e o pomar orgânicos, que fornecem alimentos para a utilização na gastronomia do hotel e também para o refeitório dos funcionários. Além disso, a propriedade também reduziu o uso de plástico e água.

“Estamos inseridos em meio à mata nativa e desde sempre aprendemos com a natureza o respeito pela vida. Somos movidos por um jeito único de acolher para que nossos hóspedes vivam uma experiência inesquecível. Para nós, ser Eco é isso, receber em meio à natureza com o compromisso de semear um futuro sustentável, diz Alceu A. Vezozzo Filho, presidente da Bourbon Hotéis & Resorts.

No Bourbon Atibaia Resort, a horta e o pomar também são utilizados para fornecer ingredientes frescos para a cozinha da unidade, além de serem um atrativo para os hóspedes, em sua maioria famílias, possuindo um viés educacional para as crianças. A culinária com ingredientes locais não é o único diferencial do resort. Além de ser totalmente natural e sem agrotóxicos, ela também é renovável. A compostagem, processo que transforma o lixo orgânico em adubo, é feita por profissionais que conhecem os detalhes das plantas, ajudando a fortalecer a horta de forma saudável.

Refúgio de animais: o empreendimento de Foz do Iguaçu também possui um espaço dedicado a abrigar animais resgatados devido à ilegalidade ou que sofreram maus tratos e não podem ser reintegrados à natureza. São 92 animais de 22 espécies, entre eles veados, jabutis, saguis, entre outros, que recebem cuidados de uma equipe composta por bióloga, veterinária e um cuidador exclusivo do espaço.

Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental: a rede hoteleira também desenvolve um trabalho social relevante no interior do Paraná. Criado em 2002 em Cambará, cidade natal do fundador da rede, a partir da construção de 80 casas para mães solo do município, o projeto cresceu ao longo dos anos e atualmente funciona como complexo escolar, que engloba biblioteca digital, ginásio poliesportivo, praça, anfiteatro e capela.

O Instituto Bourbon atende a centenas de alunos, visando prepará-los por meio de ações educacionais, culturais, esportivas e de saúde. Atualmente, 40% dos estudantes certificados já atuam no mercado de trabalho. A escola profissionalizante disponibiliza 23 cursos variados e gratuitos nas áreas de informática, administração, idiomas, beleza e gastronomia. As oficinas desenvolvidas pelo instituto contribuem para a integração social da população de Cambará, oferecendo aulas de dança, música, teatro, artes marciais, artes cênicas, entre outras.

Os alunos recebem assistência pedagógica, social e fonoaudióloga para garantir aproveitamento máximo nos estudos. No decorrer dos anos, a organização tem trabalhado para transformar a vida de mais de 2 mil pessoas de 5 a 80 anos e contribuindo com a formação de cidadãos. Até 2019, 1,4 mil alunos já haviam sido certificados nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Bourbon.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bourbon Hotéis & Resorts