A Booking, que recentemente anunciou a criação de uma fintech própria, informou, por meio do relatório de viagens sustentáveis, que 96% dos brasileiros acreditam que viagens sustentáveis são essenciais. Na lista de 30 países consultados, o Brasil ficou em terceiro lugar entre os que mais valorizam essa pauta, empatado com México e Colômbia. A frente, ficam apenas Quênia (98%) e Vietnã (97%).

De acordo com o levantamento da Booking, durante as férias nos últimos 12 meses, 49% dos viajantes brasileiros tomaram a decisão consciente de desligar o ar-condicionado ou aquecedor da acomodação quando não estavam presentes.

Além disso, 54% optaram por ter a própria garrafa de água reutilizável durante a viagem, evitando a compra de garrafas descartáveis. Por fim, 29% destes se envolveram em atividades para ajudar a comunidade local em meio ao passeio.

Entre outros pontos, a pesquisa ressalta que o não oferecimento da coleta de lixo reciclável, por exemplo, faz com que parte dos tupiniquins se sintam incomodados. Até por isso, 96% destes querem se hospedar em acomodações sustentáveis em 2022 – aumento de 16% frente 2016, quando a Booking conduziu a primeira pesquisa sobre viagens sustentáveis.

Booking: cenário atual

Mesmo que a sustentabilidade esteja em voga na indústria turística, os dados da pesquisa mostram que, no Brasil, ainda falta força na divulgação de ações assim. Segundo a Booking, 34% dos viajantes brasileiros disseram não ter se hospedado em acomodação sustentável no ano passado, enquanto 24% afirmaram que não sabiam que essa opção existia.

Ainda sobre a pouca informação neste aspecto, a pesquisa detectou que 51% dos turistas não encontraram propriedades do tipo, além de 37% revelar que não sabiam como encontrar esse tipo de hospedagem.

(*) Crédito da foto: Noah Buscher/Unplash