Consolidando os resultados do primeiro trimestre de 2021, a Booking Holdings encerrou o período entre abril e junho somando US$ 22 bilhões em reservas brutas de viagens. Os resultados foram bem acima do registrado no segundo trimestre de 2020, quando a empresa totalizou US$ 2,3 bilhões, segundo divulgado pela Phocuswire.

As diárias reservadas no segundo trimestre foram de 157 milhões no total, superior aos 99 milhões no primeiro trimestre deste ano e representam um aumento de 458% frente ao segundo trimestre em 2020. Cerca de 60% das reservas foram feitas pelo celular.

“Estamos encorajados por outro trimestre de melhoria sequencial significativa nas tendências de reserva, com os room nights no segundo trimestre aumentando 59% em relação ao primeiro trimestre de 2021, principalmente impulsionado por resultados mais sólidos na Europa e nos EUA”, disse Glenn Fogel, CEO da Booking Holdings.

“As passagens aéreas reservadas através das ofertas de voos da Booking continuaram a exceder significativamente as nossas expectativas. No entanto, ainda representam uma pequena parte do total de nossas passagens aéreas relatadas, que aumentaram 120% no segundo trimestre em relação ao segundo trimestre de 2019. Isso se deve principalmente à Priceline ”, afirma Fogel.

A receita total da Booking no segundo trimestre foi de US$ 2,2 bilhões, acima dos US$ 630 milhões no mesmo trimestre do ano passado e pouco mais da metade da receita registrada no segundo trimestre de 2019.

O EBITDA ajustado para o segundo trimestre de 2021 foi de US$ 48 milhões, em comparação com uma perda ajustada de US$ 376 milhões no segundo trimestre de 2020.

A empresa mais do que dobrou seus gastos com marketing no segundo trimestre para US$ 988 milhões, ante US$ 461 milhões no primeiro trimestre deste ano, e diz que o ROI melhorou em muitos canais pagos.

“Estamos alavancando nossa experiência de marketing e foco no ROI à medida que testamos em outros canais – como mídia social e digital – e também quando implementamos campanhas promocionais como nossa campanha ‘De volta às viagens’. Continuaremos a expandir a diversidade de nossos canais de marketing e aquisição de clientes, pois pretendemos direcionar o tráfego incremental para nossa plataforma e aumentar o conhecimento do consumidor sobre nossas marcas ”, afirma Fogel.

Booking: acomodações

Na Booking.com, Fogel afirma que no final de junho havia 28 milhões de listagens, com 6,6 milhões delas sendo para acomodações alternativas. Ele diz que a empresa continua adicionando propriedades, mas há “muito trabalho pela frente” para melhorar e fazer crescer o produto de acomodação alternativa da marca, com particular interesse em adicionar mais proprietários individuais nos Estados Unidos.

E a empresa está cautelosamente otimista sobre as futuras reservas. David Goulden, CFO da empresa, diz que na Europa e na América do Norte há atualmente mais reservas brutas para os meses de verão restantes do que havia na mesma época em 2019.

“Portanto, supondo que as taxas de cancelamento permaneçam as mesmas, isso potencialmente resultaria em mais receita nesses mercados para os demais meses de verão”, comenta Goulden.

“Mas também temos uma porcentagem maior de reservas canceláveis ​​ou reembolsáveis ​​do que tínhamos ao mesmo tempo em 2019, então, obviamente, há algum risco de que mais dessas reservas sejam canceladas do que seriam no mesmo período de tempo”, complementa o CFO.

E quando questionado sobre sua opinião sobre viagens corporativas – embora reconheça que o negócio da Booking Holdings é mais de 80% de lazer – Fogel disse que o futuro do trabalho ainda é muito incerto, já que mais pessoas podem trabalhar sem ir para um escritório e as empresas consideram a preservação a economia de custos observada no ano passado com a restrição de viagens.

“Acredito que ainda haverá resistência por parte dos CFOs e outras pessoas que se preocupam com os custos em seus negócios. Porque com essas novas tecnologias, parecemos ser bastante eficazes sem ter que enviar alguém de Nova York a Londres por US$ 15.000 para uma reunião de um dia”, diz ele.

(*) Crédito da foto: ricardogiorato/Unsplash